Conheça seus direitos: Sindicato lança cartilha da nova CCT 2018/2019

0

Todo ano, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre negocia e busca ampliar os direitos da categoria. São diversas reuniões que acontecem desde os primeiros meses do ano e se intensificam com o início Campanha Salarial. Os diretores do Sindicato participam de reuniões de preparação, realizam seminários de planejamento para as negociações, promovem assembleias para consultar os trabalhadores e somam forças com os sindicatos filiados à Fentac/CUT para conquistar o melhor para os aeroviários.

Porém, todas essas negociações e vitórias de nada valem se a categoria aeroviária não conhecer suas próprias conquistas. Pensando nisso, o Sindicato produziu a nova cartilha da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019. Nesta cartilha, é possível encontrar todas as cláusulas vigentes sobre a categoria aeroviária, sendo elas econômicas, como os pisos salariais, vale refeição ou diárias, ou sociais, como garantia de creche e de homologação do termo de rescisão. Esta última, cláusula de número 29, é uma nova vitória da categoria, que agora pode exigir que sua rescisão de contrato de trabalho seja acompanhada pela entidade sindical.

Esta cartilha é também uma mensagem do Sindicato para todos os aeroviários de Porto Alegre. Para os que são sócios, ela representa um agradecimento em retorno para as contribuições dadas pelos trabalhadores, englobando tudo que a entidade já conquistou e vem conquistando em termos de direitos trabalhistas. Já para os membros da categoria que não se associaram à entidade, ela é um convite para que ajudem o Sindicato a manter-se forte.

“Neste 2019 nós teremos que reconquistar tudo que está nessa cartilha. Todas negociações começam do zero. Temos que mostrar nossa força para manter nossos direitos e temos que ser ainda mais fortes se quisermos ampliar essas conquistas”, afirma a diretoria do Sindicato. “Leia essa cartilha, o conteúdo dessas páginas é um direito seu”, pontua a entidade.

Para baixar a CCT, clique aqui.

Share.

Leave A Reply

7 + 1 =