Mecânico de pista: sem ele, não há segurança de voo

As empresas aéreas vem reduzindo custos através da precarização das condições de trabalho de aeroviários e aeronautas. Toda precarização do trabalho na aviação põe em risco a segurança de voo e operacional. A terceirização também.

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Um acidente aéreo é sempre uma sucessão de erros e é sempre uma tragédia. Acidentes de trabalho que levam a óbito trabalhadores da aviação também são uma enorme perda para a comunidade aeroportuária, e são frequentes.

A fadiga gerada pela sobrecarga de trabalho na aviação, física e psicológica, põe em risco a saúde de trabalhadores de todas as áreas, do pessoal de checkin, raioX, carregamento de bagagens, despacho, pista à equipe da tripulação. E, portanto, põe em risco também os passageiros.

Por isso, é importante que todos saibam sobre as condições de trabalho na aviação. Saibam que há muito assédio moral e sobrecarga de trabalho. E muitas empresas são contratadas como terceirizadas e fecham suas portas sem pagar as verbas rescisórias trabalhistas.

mecanico-de-vooO movimento mais recente de precarização do trabalho, com reflexos diretos na segurança de voo, foi um pedido feito pelas empresas aéreas à Anac para que não seja exigido o mecânico de pista que faz o check list final da aeronave antes da decolagem.

O mecânico de pista é essencial para revisar se a aeronave está ok, sem nenhuma falha, evitando acidentes aéreos. Ele é o responsável por fazer o check-in dos aviões.

Em 23 de agosto, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre participou de uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, com a presença de dirigentes sindicais da aviação, Fentac/CUT, mecânicos de manutenção de aeronaves, representantes da Anac e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), para discutir o tema. Os trabalhadores defenderam a manutenção dos postos de trabalho para o exercício da função exercida pelos mecânicos de manutenção de aeronaves (MMA) na pista.
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Em 8 de novembro, a direção do Sindicato reuniu-se com representantes da Anac. Na ocasião, o gerente de Aeronavegabilidade da Agência afirmou que as empresas solicitaram uma revisão dessa função, mas que a Anac manteve a exigência desses profissionais.
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A precarização das condições de trabalho na aviação civil foi o tema central da campanha salarial unificada de aeroviários e aeronautas, concluída em dezembro de 2016. #vooseguro
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Senhores passageiros, saibam que:

  • Os trabalhadores que atendem os passageiros no Raio X, na área de Embarque, são aeroviários funcionários de empresas que prestam serviço terceirizado à Infraero. Eles são chamados Agentes de Proteção da Aviação Civil (APACs).
  • Faltam funcionários nos setores de Rampa e na tripulação das companhias aéreas. Os aeroviários da Rampa, pilotos, co-pilotos e comissários de voo trabalham exaustivamente, e a fadiga física e emocional desses trabalhadores têm reflexos na saúde dos mesmos e na segurança de voo.