Nossa História

A história do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre começou há 30 anos, quando um grupo de aeroviários fundou, em 27 de maio de 1985, a Associação Profissional dos Trabalhadores Aeroviários de Porto Alegre.

Nos anos de 1983 e 1984, o Brasil se uniu para pedir o fim da Ditadura, realizando cerca de quarenta manifestaçxões populares, que culminaram, em 16 de abril, com o comício no Vale do Anhangabaú, em SP, reunindo um milhão e meio de pessoas pelas Diretas Já. O resultado foi a eleição indireta de Tancredo Neves (em 84), dando fim à Ditadura no país.

Em 27 de maio de 1985, neste ambiente de redemocratização, um grupo de aeroviários gaúchos, em sua maioria ligados à antiga Varig, uniu-se para fundar a Associação Profissional dos Trabalhadores Aeroviários de Porto Alegre.

A sede do Sindicato foi alugada em dezembro de 1985 e depois foi adquirida como sede própria.

associacao

A Associação virou Sindicato em 1987, ano em que os aeroviários realizaram a primeira greve da categoria no RS e foi criado o Café no Pátio, reunindo os aeroviários nos pátios das empresas de aviação e manutenção de aviões.

A greve levou à demissão de toda a diretoria do Sindicato, que foi reintegrada somente um ano depois. A maioria dos direitos dos aeroviários expressos na CCT – Convenção Coletiva de Trabalho foi conquistada nessa época: adicional noturno, horas extras, anuênio.

Em 21 de setembro de 1989, o Sindicato filiou-se à CUT. Em 2015, comemora 30 anos de trajetória incansável e constante em defesa do aeroviário/a gaúcho.

A missão do Sindicato sempre foi e continua sendo defender os interesses dos aeroviários e participar, ao lado de outras entidades e movimentos sociais, da defesa da classe trabalhadora em nosso país.

São nossos associados que criam condições de o Sindicato existir e atuar com independência política e econômica. Por isso é tão importante a filiação à entidade, garantindo-lhe condições de representar os trabalhadores.

Faça parte dessa história. Visite a sede do Sindicato e filie-se!

SFilho01

passeata

nossos direitos

FRberta