Reunião com Senador Paim discute Aerus, precarização e aposentadoria especial

0

Na manhã desta terça (18), diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre e trabalhadores se encontraram com o Senador Paulo Paim (PT) para tratar de questões que preocupam a categoria.

Parceiro de longa data da entidade na busca pela solução do Aerus, fundo de pensão das categorias da aviação, o Senador foi atualizado pelos representantes sindicais sobre em que pé anda o caso. Os diretores relataram que é aguardado o número do deficit do fundo de pensão para que possa haver avanço nesta discussão que é realizada com a Advocacia Geral da União (AGU). Encaminhada através da assessora da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) Graziella Baggio e pelo escritório Castagna Maia, a questão é sempre acompanhada de perto pelo Sindicato.

O debate da aposentadoria especial, hoje na Câmara dos Deputados, também foi assunto do encontro. Para o Senador, é importante que o Sindicato busque apoio também de deputados, para que esses possam defender a inclusão dos aeroviários no conjunto de categorias. Ainda segundo Paim, apesar dos trabalhadores aeroviários não terem sido incluídos na nova regulamentação, ainda há tempo para que possa ser feita essa inclusão.

Para a reunião, o Sindicato convidou ainda mecânicos de diferentes empresas para que estes pudessem relatar ao Senador a atual precariedade das condições de trabalho e da remuneração da profissão. Conforme colocou o Sindicato, seria necessário uma audiência pública para discutir a importância dos mecânicos para a segurança de voo, o que é possível que aconteça até mesmo no Senado, já que o Senador preside a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa daquela casa.

Ao encerrar o encontro, o Senador Paulo Paim apresentou para os aeroviários o seu Estatuto do Trabalho, proposta do parlamentar que busca consolidar direitos dos trabalhadores, garantindo estes que não sejam afetados por reformas futuras.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre agradece pela disposição e pelo tempo do Senador Paulo Paim, que separou um momento de sua agenda no estado para ouvir as reivindicações dos trabalhadores gaúchos. Ainda na reunião, a direção da entidade agradeceu por todo esse tempo de atuação do Senador, que há mais de 30 anos defende os interesses do povo gaúcho. “É muito importante para os trabalhadores não só aeroviários, mas para todos os brasileiros, que tenhamos um senador atuante em nome de toda nossa classe lá dentro do Senado Federal. Por isso, pedimos que o Senador Paim continue nos representando no Senado no futuro, este é o desejo dos trabalhadores brasileiros”, finaliza a direção do Sindicato.

Share.

Leave A Reply

4 + 9 =