Dia Nacional do Diabetes: alimentação e exercício físico são chaves para o combate

0

Neste dia 26 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, doença que, dada a sua alta incidência no Brasil e no Rio Grande do Sul, requer a atenção de todos. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, 8,8% da população gaúcha sofre da doença, um índice que é maior que a média nacional.

Conforme informações da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença é mais comum em seu Tipo 2, variante em que o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Ainda segundo a SBD, estes casos podem se beneficiar de um plano alimentar adequado e também de atividades físicas que ajudam a controlar a doença.

Os fatores de risco para o desenvolvimento desse Tipo 2 de diabetes são pressão alta, nível elevado de LDL (colesterol “ruim”) e triglicerídeos, baixo HDL (colesterol “bom”) e o sobrepeso, “principalmente se a gordura se concentrar em torno da cintura”, aponta a SBD.
Já o Tipo 1 do diabetes, caso em que o corpo não consegue liberar a insulina, é geralmente diagnosticado na infância e também tem na atividade física e no planejamento alimentar grandes aliados para o seu combate.

A Secretaria de Saúde do Estado ainda destaca outros pontos que devem ter a atenção da população que já possui a doença, como a necessidade da redução do consumo de cigarros e álcool, consultar regularmente um profissional da saúde capacitado para acompanhar a doença e também realizar os exames necessários.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre entende que para além do combate ao diabetes, exercícios físicos e uma dieta adequada são dois dos principais aliados da saúde de qualquer pessoa, e por isso reforça a importância dessa dupla para que se tenha uma boa vida. Por fim, a direção recomenda, “consulte um médico, fale sobre querer melhorar sua saúde, busque orientações. Nunca é tarde para se cuidar”.

Share.

Leave A Reply

3 + 2 =