Manutenção dos postos de trabalho dos aeroviários é discutida com o Ministério do Trabalho e Emprego

0

Buscar alternativas para que os empregos dos trabalhadores sejam mantidos foi o tema da reunião do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre com Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Superintendência Regional do Trabalho Emprego (SRTE), na manhã da quinta-feira (20).

Participaram desta reunião o superintendente Claudir Nespolo, o auditor-fiscal Gerson Pinto, o advogado do Sindicato Guilherme Luiz Thofehrn Osório e a direção do Sindicato.

Claudir (esq.) recebeu diretores na sede da SRTE (Joni Oliveira/Sindicato)

O Sindicato, que busca sempre que possível resolver as questões com as empresas através do diálogo e da negociação, já está em contato com as empresas para dar seguimento nessas tratativas de manutenção de empregos. Essa reunião com a SRTE foi mais um passo dado pela entidade na direção da negociação e da resolução.

No encontro, os representantes do MTE apresentaram para os diretores do Sindicato algumas alternativas que estão sendo dadas para outros casos em que os trabalhadores estão impossibilitados de acessar o local e trabalho. Neste momento, muitas mediações estão sendo realizadas pelo órgão, sempre buscando o acordo entre as partes.

Segundo Claudir Nespolo, é inadmissível que uma empresa parta direto para a demissão, sem fazer uso dos dispositivos de proteção ao emprego que estão disponíveis. Dois dispositivos foram particularmente citados pelo superintendente, o benefício de dois salários mínimos pagos aos trabalhadores das empresas que aderirem ao programa do Governo Federal, e também a prática conhecida como layoff, regulamentada pelo Governo Federal e que garante o pagamento de parcelas equivalente ao salário para os trabalhadores, mas que requer negociação coletiva formalizada em forma de acordo ou convenção.

O Sindicato seguirá tratando com as empresas, buscando negociar e garantir que os aeroviários possam logo que possível retornar ao trabalho no aeroporto Salgado Filho. A entidade também agradece ao superintendente e ao auditor-fiscal pelas orientações que em muito ajudarão o Sindicato durante essas tratativas com as aéreas.

Quaisquer novidades sobre essas tratativas serão informadas pelas redes do Sindicato.

Share.

Leave A Reply

2 + 2 =