Dia do Orgulho: aeroviários são pioneiros e continuarão na luta por direitos

0

Esta sexta-feira (28) é marcada pelo Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. Essa é uma data internacional que celebra a diversidade e que busca promover o reconhecimento, a inclusão, o respeito e a igualdade para todas pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais e Não-binários, além de outras identidades inclusas no símbolo +.

Para o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, a luta pela inclusão dessas pessoas no ambiente de trabalho deve passar por políticas inclusivas dentro das empresas, capacitação sobre diversidade no ambiente de trabalho e também por ferramentas de apoio que permitam aos que pertencem à esse grupo denunciar discriminações. Além desse papel das empresas, o Sindicato reconhece também a necessidade do seu trabalho para promover essa inclusão

Os aeroviários vinculados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) são uma das primeiras categorias do país a ter o parceiro de mesmo gênero reconhecido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O direito que hoje figura como cláusula de número 51 no documento garante todos os direitos reservados aos casais heterossexuais também aos parceiros de mesmo gênero.

Aos membros da categoria também cabe um papel, o de promover um ambiente de trabalho inclusivo, que respeite as diferenças e as celebre. Para a direção do Sindicato, é necessário que essas pessoas tenham nos seus colegas o apoio necessário para enfrentar casos de assédio moral e de preconceito. “Muitas vezes é uma piada repetitiva, um jeito de chamar de forma preconceituosa que pode passar despercebido, mas que é sentido pela pessoa que faz parte dessa minoria. Mesmo esses pequenos casos devem ser combatidos com seriedade”, afirma a direção da entidade.

Nesse Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, o Sindicato reafirma seu compromisso de continuar trabalhando para a inclusão de mais direitos para essas pessoas, sendo parceiro também das empresas em iniciativas que promovam o trabalho de inclusão. Um feliz Dia do Orgulho para todos aeroviários!

Share.

Leave A Reply

5 + 7 =