Mais de cem aeroviários se reúnem para discussão sobre PETROS e plano de saúde

0

Na tarde desta quinta (9), trabalhadores, em sua maioria aposentados, comparecem em peso na reunião convocada pelo Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. Ao todo, mais de cem pessoas lotaram o grande salão de festas da entidade.

(Joni Oliveira/Sindicato)

A questão do plano de saúde, referente ao acordo fechado pelos trabalhadores com a TAP ME que garantia cinco anos desse direito pós rescisão, está avançando. No encontro, foram apresentadas propostas de valores levantadas pelo Sindicato e pela comissão escolhida pelos aeroviários para fazer esse trabalho. Para a direção sindical, esse trabalho continuará e deverá haver atualizações nas próximas semanas.

Ainda foram ouvidas as dúvidas dos trabalhadores sobre o assunto, com o compartilhamento de experiências entre os presentes e com a participação da direção do sindicato no debate.

Já sobre a questão da PETROS, o Dr. Lauro Thaddeu, assessor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) trouxe um histórico dos fundos de pensão no país. Com a retrospectiva desses casos, o Sindicato e o Dr. Lauro buscaram conscientizar os trabalhadores de como funcionam esses casos de fundo de pensão.

Na sequência, os presentes acompanharam uma transmissão ao vivo da PETROS onde representantes falaram sobre a situação e também responderam questionamentos propostos pelos espectadores. Essa situação é fruto do fechamento das operações da TAP ME no Brasil, o que levou ao fim do patrocínio da empresa ao fundo de pensão.

Segundo os representantes da PETROS, no dia dezesseis de fevereiro serão explicitadas as situações individuais dos participantes do fundo. Esta é a principal notícia deste encontro. Neste dia começará a contar o prazo de sessenta dias para que pessoas decidam o que fazer. A direção do Sindicato chama a atenção para este prazo, “deveremos ficar atentos, existe agora uma data limite para que tomemos nossas decisões”.

Outras duas ações do Sindicato se procederão nos próximos dias: a reivindicação junto da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) da íntegra do processo desta retirada de patrocínio para ter acesso a todos esses dados, e também o agendamento de um novo encontro para a discussão de propostas de planos de previdência.

A direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre agradece a participação de todos os presentes, que em grande volume afirmaram sua vontade de buscar uma solução coletiva para os problemas da categoria. “Nosso muito obrigado pela presença de todos, para a direção do Sindicato é sempre uma alegria ver a sede da entidade cheia de trabalhadores”, afirmam.

Confira mais fotos:

Share.

Leave A Reply

6 + 9 =