Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre destaca importância do Março Lilás na prevenção do câncer de colo do útero

0

Um tipo de câncer que pode ser evitado com exames, com proteção durante o ato sexual e com vacina. O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de tumor maligno mais presente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, sendo a quarta maior causa de morte de mulheres no país, segundo dados do Governo Federal.

Ele é causado muitas vezes por infecções persistentes de alguns tipos de HPV, doença que pode ser evitada com a utilização de preservativo durante o ato sexual e também com a vacina, disponível no Sistema Único de Saúde. Ainda segundo dados do Governo Federal, 70% dos casos deste tipo de câncer são causados por infecções de HPV, tornando esses cuidados preventivos muitíssimo importantes na proteção contra essa doença.

O outro método preventivo indicado pelas autoridades médicas é a realização periódica do exame papanicolau. A instrução do Ministério da Sáude para este exame é que “[…] é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram atividade sexual. Inicialmente, deve ser realizado uma vez por ano e, após dois exames normais consecutivos, passa a ser feito a cada 3 anos.”

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre chama para essa causa que é tão importante quanto o Outubro Rosa, mas recebe menos atenção. Para a entidade, o Março Lilás é um lembrete para que as mulheres, além de realizar o exame da mama, também realizem o papanicolau, incluindo o exame na sua rotina de cuidados e conversando sobre ele com o profissional ginecologista. Como a entidade sempre defende, “cuidar da saúde não é pontual, é um hábito que devemos ter todos os dias na nossa vida, e essas campanhas servem para lembrar-nos de cuidados que deixamos passar”, pontua a entidade.

Share.

Leave A Reply

5 + 7 =