Sindicato promove assembleia para início da Campanha Salarial 2023/2024

0

Com a chegada de setembro, chega também mais uma vez o início de uma luta: vai começar a Campanha Salarial 2023/2024. Como em todos os anos, a negociação tem seu início em uma assembleia com aeroviários de todo o país para a aprovação da pauta de reivindicações que será levada para a mesa com as empresas. Nesta terça (19), a partir das 7h, no aeroporto, os trabalhadores poderão votar para decidir se aceitam ou rejeitam a proposta de pauta para essa Campanha Salarial.

Construída em seminário que aconteceu no início deste mês reunindo representantes dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da Central Única dos Trabalhadores (FENTAC/CUT), a pauta tem entre seus destaques o ganho real e o pagamento de vale refeição (VR) para dias de compensação de banco de horas.

Para a reposição salarial, os sindicatos que representam os trabalhadores propõem um aumento no valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INCP) mais um ganho real de 3%. Sobre o VR, os sindicatos querem a extensão do benefício para os dias de trabalho compensados do banco de horas, para os dias de dispensa ou licença, e para o teletrabalho.

Algumas pautas com relação aos direitos das mulheres também entraram na proposta. A extensão da garantia de creche para as aeroviárias para até que a criança complete 6 anos, 11 meses e 29 dias, a equiparação salarial obrigatória entre trabalhadores que exerçam a mesma função dentro da empresa e a garantia de duas semanas de repouso antes do parto são algumas dessas cláusulas.

A proposta, que é mais extensa, pode ser debatida com os diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre nas empresas. Para os diretores da entidade, essa é um Campanha Salarial para virar o jogo, retomar os ganhos reais e buscar no bolso das empresas os lucros que são frutos do trabalho da categoria. “Sofremos na pandemia, sofremos no pós-pandemia, e agora com a retomada dos números positivos no mercado da aviação, nada mais justo do que recebermos o que é nosso. Os aeroviários merecem uma fatia desse bolo”, pontuam os diretores da entidade.

A direção do Sindicato reforça a importância da participação da categoria nessa assembleia, para que o início dessa Campanha Salarial 2023/2024 seja forte, mostrando para as empresas que neste ano os trabalhadores irão lutar pelos seus direitos com ainda mais empenho.

Confira o edital publicado no jornal Correio do Povo nessa sexta (15):

Share.

Leave A Reply

2 + 9 =