Diretoria participa de painel do Fórum Social Mundial

0

Nesta quarta (25), a diretoria do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre participou do painel Sindicalismo e Trabalho Decente – Salário Igual para Trabalho Igual do Fórum Social Mundial 2023.

(Joni Oliveira/Sindicato)

Com dois convidados ilustres, o Secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho Gilberto Carvalho e o sindicalista português diretor da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) João Carlos Coelho, o painel se estendeu por toda a manhã no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A mesa do evento foi presidida por Vitalina Gonçalves da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e por Abigal Pereira da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que coordenaram os trabalhos, anunciaram as entidades presentes e receberam sindicalistas de todo o país.

Gilberto Carvalho fez uma fala do ponto de vista do Governo Federal. Segundo o Secretário, é necessário que os trabalhadores façam pressão para o avanço no campo dos direitos trabalhistas. Segundo ele, o Governo precisa ser cobrado, e, para isso, é necessária a mobilização da classe trabalhadora.

O representante português João Carlos Coelho somou-se ao que disse o Secretário, e foi mais afundo. Segundo ele, a chamada quarta revolução industrial, também chamada de economia dos aplicativos, está modificando mais uma vez o panorama do trabalho no mundo. O uso da tecnologia pelo grande capital está aumentando a exploração dos trabalhadores, e para o sindicalista, teremos de nos posicionar nesta luta.

No evento, também foram ouvidos dirigentes de centrais sindicais e representantes de sindicatos que se inscreveram para falar. De forma geral, as falas apontaram na direção de um avanço nos direitos trabalhistas, da revogação de reformas nefastas realizadas nos últimos dois governos e também na taxação das grandes fortunas, do imposto de renda para ao mais ricos, ou seja, na luta de classes.

O Sindicato avalia como muito positiva a participação neste evento. Para a direção da entidade, colocar os novos diretores em contato com um evento tão rico como o Fórum Social Mundial agrega muito em formação e experiência. “Neste painel, a diretoria pôde entrar em contato com as questões e com as vivências de outras categorias, o que acrescenta muito para que possamos enxergar o universo do trabalho de hoje de uma forma mais ampla”, colocam os diretores.

Share.

Leave A Reply

6 + 4 =