Pesquisador e biólogo Átila Iamarino alerta para mudança global

0

Na noite da última segunda-feira (29), o pesquisador, biólogo e divulgador científico Átila Iamarino, uma das principais figuras brasileiras na disseminação de informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) na internet, foi o convidado do célebre programa Roda Viva.

Durante uma hora e meia, Átila respondeu perguntas de internautas do Twitter e de jornalistas convidados sobre diversos aspectos da pandemia, desde pontos mais técnicos sobre o espalhamento e a origem do vírus até questões mais comportamentais geradas pela pandemia.

A afirmação do biólogo em entrevista para a BBC no dia 28 de março de que o mundo já não é o mesmo e não voltará a ser o que era antes já havia dado o tom do que seria o Roda Viva com sua presença. Segundo ele, quem procura voltar a rotina quem tinha antes do surto está procurando um mundo que não existe mais.

Sobre essas mudanças, um dos pontos levantados por Átila e que deve chegar até a categoria aeroviária em seu ambiente de trabalho é o uso de máscaras. Segundo o biólogo, países que possuem o hábito de utilizar máscaras como parte de sua cultura estão tendo menores índices de infecção pelo vírus, e que em um momento do futuro próximo onde fabricantes de máscaras forem capazes de produzir o volume necessário para toda população, deveremos fazer o uso desses equipamentos. Agora, porém, Átila pontua que dada a escassez de máscaras, elas devem ser reservadas aos profissionais da saúde.

Dentre outros alertas, Átila destacou uma mudança global no mundo do trabalho, que segundo ele, deve sofrer impactos permanentes. Com a adesão do trabalho remoto, ou o termo inglês amplamente difundido home office, a realidade de muitos brasileiros já está mudando.

Pensando nessas mudanças profundas que estão sendo causadas pelo novo coronavírus, o Sindicato vem afirmar para sua categoria que está permanentemente buscando encontrar soluções para esta grave crise. “Nós não sabemos como será o mundo da aviação daqui pra frente, quais mudanças se farão necessárias para continuarmos com nosso trabalho”, afirma a entidade.

O Sindicato também afirma que os trabalhadores devem manter os cuidados, assim como entrar em contato com a entidade sindical caso necessitem de atendimento. Com a sede fechada, o Sindicato está atendendo através do -mail atendimento@aerovarios.org.br. E dos telefones (51) 98162-9721 e (51) 98114-0594.

Share.

Leave A Reply

7 + 2 =