Campanha Salarial tem bom resultado em momento complicado

0

Após cinco rodadas de encontro entre federações e sindicatos que representam aeroviários e aeronautas e o SNEA, as negociações foram, segundo os diretores sindicais, bastante complicadas. As categorias são as primeiras a negociar uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) após o início da vigência da Reforma Trabalhista, o que poderia dificultar sua manutenção já que é uma das mais completas do país. Durante as negociações, o SNEA quis modificar diversos itens da CCT, propôs a implementação de um banco de horas e também manteve uma postura dura diante do pedido de ganho real reivindicado pelas entidades sindicais. Na semana passada, o esforço conjunto dos representantes dos trabalhadores deu resultados e, finalmente, o SNEA entregou uma contraproposta digna de ser apresentada para as categorias.

São 3 pontos que integram a proposta aprovada:

Reajuste de todas as cláusulas econômicas pelo INPC nos últimos 12 meses

0,5% de aumento real em todas as cláusulas econômicas

Manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho

Em assembleia na sede do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, nesta quinta-feira (23/11), a categoria aeroviária pôde analisar e votar a proposta que foi resultado da negociação coletiva. Por unanimidade, os aeroviários gaúchos votaram SIM pelo aceite das condições negociadas. Com a aprovação da categoria, o acordo deve ser assinado nos próximos dias. Sobre o desfecho das negociações, o Sindicato destaca o esforço para a manutenção da data-base, 1° de dezembro. Segundo informação do Dieese, o ganho real garantido aos aeroviários é acima da média nacional. As estatísticas, que contam com dados de 326 negociações coletivas deste ano, indicam que a média dos aumentos reais no país é de 0,35%.

Sobre a manutenção da CCT, o Sindicato afirma que esta é uma grande vitória, uma conquista com enorme peso em um ano de crise político-econômica intensificada. O cenário do emprego no país é precário, visto que a Reforma Trabalhista só vem gerando demissões, enquanto a terceirização cria subempregos sem condições de trabalho para o brasileiro. Enquanto a classe trabalhadora sofre, as negociações realizadas pelos sindicatos garantiram para os aeroviários pelo menos mais um ano de condições dignas de trabalho e reajuste acima da inflação. Esta vitória pertence aos aeroviários de todo o Brasil, que devem comemorar sua Convenção Coletiva!

Contribuição assistencial foi fixada em 1%

Outra questão tratada em assembleia foi a da contribuição assistencial. Este valor cobre despesas de Campanha Salarial, como material informativo e promocional, banners, e etc. utilizados durante toda a campanha. No começo da Campanha Salarial, havia sido aprovada contribuição de 2% sob o salário-base, porém, devido ao baixo índice da inflação, o Sindicato propôs a diminuição da contribuição assistencial para 1%. Com essa decisão, o Sindicato solicita para todos os aeroviários que não entreguem a carta de oposição. O Sindicato sempre luta pela categoria, defendendo os interesses da base de Porto Alegre na mesa de negociação, promove assembleias, confecciona materiais informativos para manter a categoria à par do que acontece nas negociações e, mesmo assim, alguns aeroviários procuraram a sede para se opor a contribuição. Outras entidades representativas chegam a fixar a contribuição em até 3%, valor superior ao 1% do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. A entidade pede aos trabalhadores que avaliem o Sindicato e suas atitudes enquanto representante da categoria na Campanha Salarial de maneira justa no momento de entregar a carta de oposição.

Aprovação da categoria

O Sindicato tem recebido um retorno muito positivo sobre a proposta aprovada na assembleia. Os aeroviários têm reconhecido o esforço dos diretores da entidade em preservar os ganhos conquistados por anos na CCT, além da garantia de ganho real e inflação em todas as cláusulas econômicas. Esse reconhecimento é muito importante para o Sindicato, já que a aprovação do trabalho sindical, pela categoria, é muito importante para a avaliação do trabalho realizado.

Share.

Leave A Reply

7 + 1 =