Sindicato cobra avanços para categoria em reunião com a direção da TAP ME

0

A direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre reuniu-se, nessa quarta-feira (30/8), com a direção da TAP ME. Veja abaixo, por tópicos, os assuntos da reunião.

Assédio moral: Boa parte da discussão foi pautada pelo tema. A presidenta da empresa, Gláucia Loureiro, trocou a comissão que era responsável por atuar no assédio moral, porque viu, a partir da atuação do Sindicato, que a comissão agia de forma viciada, protegendo os assediadores e engavetando as denúncias.

Demissões: Haverá sim demissões, porém, nos setores de apoio e para quem já almeja se desligar da empresa. O Sindicato se posiciona contrário às demissões que não serão contempladas pelas cláusulas do PDV, criado e aplicado apenas para GIG. Diante disso, a entidade fez uma proposta para avaliação do conselho de efetivar alguns benefícios, com intuito de reduzir a indigesta situação criada pela ex-diretoria da empresa.

Mudança dos dias de reunião: A partir de agora as reuniões do Sindicato com a empresa serão realizadas às quintas-feiras, respeitando a defasagem quinzenal. Nestes dias, a presidenta encontra-se na base de POA, o que permite que ela participe de forma presencial.
Clientes e Visitantes, não precisam utilizar EPIs?: Depois de alguns episódios, o Sindicato resolveu levar este assunto à diretoria da empresa. Os trabalhadores são obrigados a utilizar EPIs, e a postura da TAP ME sobre o tema é punitiva, quando deveria ser de caráter informativo para a conscientização dos trabalhadores. Segundo Gláucia, todos devem utilizar o EPI e, caso haja resistência por parte do cliente ou visitante, o mesmo será convidado a se retirar do ambiente produtivo pelo SESMT.

Acesso ao ETE: O Sindicato colocou em pauta o acesso ao setor de ETE, que é acidentado por não haver pavimentação. A entidade reforçou que o deslocamento a esta área se torna ruim em dias de chuva pelo fato de ser esburacado e irregular. Foi aprovada a obra e segundo o gerente de infraestrutura da TAP ME, ela está na fase orçamentária.

Sirene: Depois de duas semanas de tranquilidade, as sirenes retornarão à atividade. Desta vez, com um sinal sonoro diferente, para que não sejam confundidas com o toque de alerta de raios e plano de fuga em caso de emergência. Elas estarão de volta na terça-feira (5/9), segundo o gerente de infraestrutura.

Galvanoplastia: Após inúmeras exigências por parte do Sindicato, as obras tiveram início no local. A revitalização está sendo aplicada com pintura nas paredes, manutenção no forro e limpeza das calhas. O Sindicato aguarda o início da construção de uma sala para abrigar os trabalhadores e reduzir a exposição dos mesmos aos vapores de produtos químicos. Segundo o gerente de infraestrutura, o material para a construção desta sala já está à disposição no setor. O Sindicato reforça que a empresa deverá fazer esta sala com a instrução dos trabalhadores, para que seja feita dentro da realidade local.

Prova da Anac: A empresa por padrão já paga ao trabalhador a primeira prova realizada na Anac para obtenção da CCT. Caso o trabalhador seja reprovado, as posteriores são por conta do trabalhador. Contudo, levando em consideração a média salarial da empresa e o reajuste na taxa para realizar a prova, o Sindicato sugeriu a presidenta Gláucia Loureiro que a TAP ME efetuasse o pagamento da segunda e terceira tentativa e descontasse o valor, em cinco parcelas, na folha de pagamento. A proposta feita pelo Sindicato foi aceita imediatamente pela presidenta. O Sindicato aguarda o comunicado oficial aos trabalhadores para efetivação do benefício.

Refeitório: foi destacado pelo Sindicato que a Risotolândia continua oferecendo um serviço de baixa qualidade para os trabalhadores, e que apesar das reuniões do comitê estarem acontecendo, os erros continuam se repetindo.

Plano de Saúde: a TAP ME informou que está em tratativas com a Unimed Porto Alegre, mas ainda não há nenhuma negociação definida.

Share.

Leave A Reply

6 + 5 =