Em dia de luto, a luta continua

0

Nesta terça-feira, 11 de julho, exatamente um ano atrás, nós perdíamos um companheiro aeroviário da Latam vítima de acidente de trabalho. Em uma noite de temporal, com equipamentos inadequados, sob chuva torrencial e expostos aos raios que caíam no terminal, Adriano Luiz Schuch sofreu um acidente fatal de trabalho. Hoje, um colega de Adriano está sendo responsabilizado criminalmente pelo triste acidente, enquanto a empresa e a Infraero saíram ilesas do processo. Este colega conta com apoio total do Sindicato, e é, na verdade, mais uma vítima deste descaso dos responsáveis pela operação na pista do Salgado Filho.

Em março deste ano, a Latam perdeu o recurso no processo que tramitava no Ministério Público do Trabalho (MPT) referente aos tratores que a empresa utilizava para o reboque de aeronaves. Segundo o auditor fiscal do trabalho, utilizar aqueles tratores para o reboque de aeronaves equivaleria a utilizar caminhões “pau de arara” para o transporte de passageiros nos terminais. Hoje, a utilização dos tratores está proibida pelo MPT.

Neste um ano do falecimento do nosso colega, devemos refletir sobre a nossa segurança em ambiente de trabalho e principalmente denunciar casos de desrespeito às normas de segurança. Infelizmente, muitas empresas ainda negligenciam a segurança de seus funcionários, indo na contramão do Sindicato, que busca sempre por saúde e segurança, melhores condições de trabalho e respeito ao trabalhador. A luta por segurança no trabalho é uma luta diária pela vida do aeroviário, e nós todos, categoria e Sindicato, devemos seguir fortes nesta batalha.

Share.

Leave A Reply

6 + 1 =