CUT convida para 1º de Maio de luta na Redenção

0

A CUT, outras centrais sindicais e movimentos sociais promovem nesse domingo, para marcar o 1º de Maio – Dia dos Trabalhadores – um grande ato unificado, a partir das 10h, em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas e sociais. 

A atividade será realizada junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Às 14h, haverá pronunciamentos de representantes das entidades e apresentações culturais e artísticas.

“Vamos realizar o maior ato de 1º maio dos últimos anos para reforçar ainda mais a luta pela democracia, defender os direitos da classe trabalhadora e combater a pauta anti-trabalhador no Congresso”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

A participação massiva dos trabalhadores no ato em Porto Alegre, assim como em outras cidades do país, é essencial para demonstrar a unidade da classe trabalhadora contrária a essas iniciativas que retiram direitos trabalhistas conquistados inclusive na CLT.

Dentre as propostas que prejudicam os trabalhadores e vem sendo defendidas no Congresso estão: o fim do aumento real do salário mínimo, a desvinculação do reajuste do salário mínimo das aposentadorias, a aprovação do projeto da terceirização sem limites, o fim da CLT através da prevalência do negociado sobre o legislado, a reforma da previdência com a fixação de idade mínima para aposentadoria, o fim das verbas fixas previstas na Constituição para a saúde e a educação e a entrega do petróleo e do pré-sal para as multinacionais estrangeiras (através da mudança no sistema de exploração e partilha do pré-sal).

Atos regionais também serão realizados em cidades do interior gaúcho para celebrar a data.

 

1maiocutsp

Share.

Comments are closed.