Sindicatos unem-se para defender trabalhadores da LAN e da TAM na América Latina

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O evento foi organizado com o apoio da Fentac/CUT e dos sindicatos cutistas do setor aéreo no Brasil. O objetivo foi discutir as relações trabalhistas das companhias nos diferentes países de atuação e definir estratégias conjuntas para defender os interesses dos trabalhadores diante de um cenário de fusão das empresas e discutir os seus impactos.

A ITF vem desenvolvendo um trabalho para criar uma rede capaz de aproximar os diferentes sindicatos que representam os trabalhadores da LAN na América do Sul, agregando a partir da proposta de fusão, os sindicatos que representam no Brasil os trabalhadores da TAM.

O seminário do Projeto LATAM foi realizado no hotel South American Copacabana, no Rio de Janeiro, reunindo mais de 50 dirigentes sindicais de vários países.

Foram discutidos os objetivos da organização dos trabalhadores, as perspectivas de crescimento das companhias, as diferenças nas relações trabalhistas e da organização sindical em cada país, as negociações coletivas, as formas de mobilizar os trabalhadores e as estratégicas para a construção de um plano de lutas unificado e de uma agenda conjunta.

"A única forma de enfrentar as políticas antissindicais da LAN é se organizando através dos sindicatos, dessa rede. Esperamos que esse movimento, essa unidade nos capacite para defender também os interesses dos trabalhadores da TAM durante esse processo de fusão, melhorando as condições de trabalho no Brasil e nos outros países onde as empresas atuam", comenta Sérgio Dias, diretor do SNA.

Para o presidente do Sindicato e da Fentac/CUT, Celso Klafke, "a troca de informações sobre a conduta das empresas, os processos de negociação nas campanhas salariais, as diferenças regionais são essenciais para dar condições aos sindicatos de defenderem os trabalhadores, mas é preciso ainda conseguir mobilizar e conscientizar aeronautas e aeroviários sobre os seus direitos e as lutas que vêm pela frente".

Durante o evento, o diretor da ITF Antônio Fritz fez uma apresentação sobre as diferentes formas de organização sindical no setor aéreo no mundo. Enquanto no Brasil, as negociações se dão por intermédio de um sindicato patronal que reúne as empresas regulares e os sindicatos são organizados por categoria e região, em outros países há sindicatos de trabalhadores por função ou por empresas.

O objetivo da ITF é fortalecer as estruturas sindicais, através dessa rede, para potencializar a capacidade de luta dos trabalhadores, ampliando a participação nas ações sindicais, enfrentando o medo e a apatia.

A fusão entre as empresas TAM e LAN ainda está sob avaliação dos órgãos de governo chilenos. No Brasil, a fusão foi aprovada pela Anac, em março deste ano, mas ainda deve ser avaliada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Há pouca informação, até o momento, na opinião dos sindicatos, sobre como será esse processo e quais implicações terá a fusão para os trabalhadores das companhias.

A próxima reunião do Projeto LATAM deve ser realizada em Bogotá, na Colômbia, para possibilitar uma maior integração com os trabalhadores orindos da Aires, companhia adquirida em novembro de 2010 pela LAN.

Também participaram do evento, representando os aeroviários de Porto Alegre, os diretores Ivan da Silva Dias, Sandro Luis dos Santos e Manoel Luiz da Silva Nascimento (todos funcionários da TAM).

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