Comoção marca audiência pública dos aposentados no Senado

0

Os participantes do fundo de pensão vivem um drama há cinco anos, desde a intervenção e liquidação dos planos da antiga Varig e Transbrasil, que resultou na redução dos valores dos benefícios e pode levar ao fim do repasse das pensões e aposentadorias.

Dezenas de aposentados e pensionistas participaram da audiência. O Sindicato esteve presente, ao lado de dirigentes dos demais sindicatos filiados à Fentac/CUT. A audiência foi solicitada pelo presidente da subcomissão, senador Paulo Paim (PT-RS), que é autor de um projeto de lei no Senado que permite à União indenizar os aposentados e pensionistas do Aerus como forma de garantir suas pensões e aposentadorias.

Na audiência, os sindicatos relataram a situação dos fundos de pensão nos últimos cinco anos e o movimento dos aposentados e pensionistas. Os sindicalistas também apresentaram um audiovisual com um folheto da época da fundação do Aerus, em 1982, e matérias de televisão com entrevistas de aposentados, muitos já falecidos. As cenas emocionaram os participantes da audiência e os senadores, que em muitos momentos embargaram a voz nas suas falas. A reunião contou ainda com um minuto de silêncio em homenagem aos aposentados falecidos.

O advogado dos sindicatos de trabalhadores na ação do Aerus, Luís Castagna Maia, explicou o andamento dos processos na Justiça, ressaltando a urgência de uma solução judicial ou de um acordo com a União. Participaram da audiência representantes da Anapar, Previc, AGU, Contec, UNAMIBB e Sinttel-RS.

Os sindicatos e a comissão de aposentados também foram recebidos pelo presidente da Câmara, dep. Marco Maia (PT-RS).

Share.

Leave A Reply

3 + 2 =