Aeroviários apresentam reivindicações ao RH da TAM

0

A reunião foi realizada na sede do Sindicato, pela manhã, e durou cerca de duas horas. O Sindicato considerou a discussão positiva, uma vez que a companhia se comprometeu a dar atendimento a várias demandas.

Segundo os representantes da TAM, os gestores locais de base são os responsáveis pela solicitação e entrega dos uniformes. A empresa irá analisar a disponibilização de uniformes de meia estação, bota de segurança de chuva, botina adicional aos funcionários da manutenção, e verificar os problemas apontados pelo Sindicato.

Os dirigentes sindicais cobraram o desbloqueio do ponto do setor de Manutenção para que os trabalhadores possam marcar suas horas extras. A direção de RH informou que irá solicitar o desbloqueio junto ao setor. O novo sistema de ponto será instalado em agosto, em cumprimento a nova legislação.

Em relação à sobrecarga de trabalho, devido a falta de funcionários, a empresa disse que continua realizando contratações e irá checar com as gerências se o quadro atual atende à demanda. O Sindicato alertou sobre a necessidade de ampliar o número de trabalhadores, devido aos casos de estresse, doenças ocupacionais e dificuldades no atendimento aos clientes em razão da sobrecarga. Esta é uma reivindicação antiga da entidade, que seguirá acompanhando o caso.

A companhia comprometeu-se a realizar um plano de ação emergencial para regularizar as horas extras acumuladas, com atenção especial aos despachantes técnicos. Além dessa irregularidade, há também cobrança de prestação de contas de diárias e de devolução do valor não gasto pelo trabalhador. O Sindicato alertou a companhia sobre a ilegalidade (a medida vai contra o que está expresso na CCT) e que a situação tem constrangido os trabalhadores. A diária é um direito do aeroviário e não precisa ser comprovada ou utilizada de forma integral.

Quanto à falta de trato das lideranças com os colegas, a TAM disse estar implementando um curso de capacitação para melhorar a relação de supervisores e líderes com subordinados. A empresa também pretende realizar uma pesquisa para medir o “clima” de trabalho.

A companhia comprometeu-se a retomar as discussões sobre o PLR 2010. Uma resposta sobre o escalonamento dos salários após promoções, as diferenças salariais em uma mesma função e outros temas tratados na reunião deverá ser encaminhada ao Sindicato em até um mês.

O Sindicato espera que os compromissos assumidos pela TAM sejam cumpridos e que novas reuniões sejam realizadas, visando construir um cenário mais justo e com menos irregularidades dentro da companhia.

Share.

Leave A Reply

7 + 7 =