Senado aprova reajuste de 7,72% para aposentados e fim do fator previdenciário

0
 
O relator da matéria e líder do governo na casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), manteve o índice aprovado na Câmara e a emenda que impõe o fim do fator previdenciário. A decisão foi motivo de comemoração para o senador Paulo Paim (PT-RS), que disse que cabe agora ao presidente Lula decidir se irá vetar o texto aprovado pelo Congresso.
 
O governo havia oferecido reajuste de 6,14% aos aposentados e, durante negociações na Câmara, aceitou que o índice fosse de 7%. O projeto recebeu apenas emenda de redação para corrigir cálculos da tabela de reajuste.
Fim do fator previdenciário deve ser vetado
 
Segundo Jucá, o texto da MP enviado pela Câmara não foi alterado em relação ao fator previdenciário, para não prejudicar o reajuste dos aposentados. Caso o relator fizesse emenda alterando o projeto e recolocando o fator previdenciário, a proposta teria que voltar à Câmara. 
“Estamos pedindo o veto do presidente Lula quanto a isso (…) e já está acertado com o presidente Lula o veto nesta questão”, afirmou.
 
Jucá, no entanto, espera que o presidente Lula não vete o reajuste aos aposentados aprovado.
 
O Sindicato defende que ambas as decisões do Congresso sejam respeitadas pelo governo e que não haja vetos nas matérias. (ABr)
Share.

Leave A Reply

3 + 4 =