Matéria da Rádio Guaíba sobre o caso Aerus

1

 


Foto: Carlos Henke

 

O Supremo Tribunal Federal julga nesta quarta-feira a antecipação de tutela que responsabiliza o governo federal pelo pagamento integral de pensões e aposentadorias do fundo de previdência privada Aerus.

A Varig recolhia o dinheiro dos funcionários, mas não repassava para o fundo de pensão. A cada final de ano, a empresa recorria à Secretaria de Previdência Complementar para renegociar a dívida. Foram 21 renegociações ilegais de acordo com a comissão de aposentados Aerus/RS. Em função disso, os sindicatos entraram na Justiça com uma ação de antecipação de tutela para que o governo arque com as aposentadorias, já que é corresponsável pela fiscalização dos fundos de pensão.

Carlos Henke, aposentado da Varig e integrante da comissão de aposentados da Aerus/RS, informa que no plano de recuperação judicial da Varig, a empresa se comprometeu a repassar o dinheiro para o fundo de pensão. O agravante é que só há recursos disponíveis até dezembro deste ano e que 300 aposentados da Varig já morreram esperando o dinheiro. Hoje, um grupo de aposentados e pensionistas participou de manifestação no Aeroporto Salgado Filho, para alertar a população sobre o assunto.

Ouça o áudio: Carlos Henke explica o que será votado pelo STF
Ouça o áudio: Segundo Henke, 300 aposentados já morreram esperando o dinheiro

Fonte: Sirlei Pastore / Rádio Guaíba

 

Contribuição da Comissão de Aposentados do RS

Share.

1 comentário

  1. De Janda Mendez:Presidenta Dilma, isso tambe9m e9 tortura, a Senhora que pasosu por torturas fisicas, sabe do desespero de quem quer os seus proventos de volta! O que e9 de direito deles.Eu ne3o sou da Varig, fui da Panair do Brasil. Mas sou sensedvel aos seus sofrimentosJanda Mendez

Leave A Reply

2 + 9 =