Voaremos juntos: Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é sobre mobilização e denúncia

0

Celebrado neste dia 3 de julho, data em que pela Lei Afonso Arinos no ano de 1951 tornou-se contravenção penal o ato de discriminação racial, o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é um dia para reflexão sobre o racismo e o respeito. Para o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, essa é uma data que continua relevante mesmo mais de 70 anos depois de sua criação.

Em entrevista para a Rádio Senado na manhã desta quarta-feira (3), o Senador Paulo Paim destacou a importância de resgatar momentos da história brasileira e relembrou Afonso Arinos, criador da lei que leva seu próprio nome. Paim também trouxe para o debate a contemporaneidade dessa celebração, mostrando no atleta de futebol Vinícius Júnior a relevância do combate ao racismo nos dias de hoje.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 houve um aumento de 67% nos casos de racismo em relação ao ano interior. Para a entidade sindical que representa os aeroviários de Porto Alegre, é evidente que o racismo é um problema atual e que deve ser combatido. “Apenas com esse exemplo da criação da lei em 1951 e com a discriminação de jogadores de futebol em 2024, se mostra uma questão histórica que ainda agride os brasileiros”, afirma a direção do Sindicato.

Portanto, neste dia, o Sindicato a principal ferramenta que temos para combater casos de discriminação acompanha esse aumento nos casos registrados, e essa ferramenta é a evidência do racismo na sociedade. Para a direção, hoje temos conhecimento sobre as diferentes formas em que o racismo pode ser exercido e temos mais clara a necessidade de denunciá-lo, o que é fundamental para poder combatê-lo.

Aos aeroviários, o Sindicato pede a parceria. Para combater a discriminação em ambiente de trabalho é necessário a união dos colegas, a denúncia deve ser feita e corroborada, relatada pelas testemunhas. “É através dessa mobilização e desse apoio que as vítimas dessa discriminação terão a justiça assegurada”, afirma a direção da entidade.

Neste Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, o Sindicato reforça seu compromisso na luta pela igualdade e pelo respeito. A entidade também se coloca a disposição para receber denúncias dos trabalhadores, seja de forma anônima através do formulário de Fale Conosco no site www.aeroviarios.org.br ou através dos diretores nas empresas.

Share.

Leave A Reply

8 + 6 =