Trabalhadores voltam às ruas na luta contra o PL 4330

0

Entidades sindicais da CUT e de outras centrais realizam protestos, em várias cidades do país, nesta quarta-feira (15/4), para barrar a votação das emendas ao PL 4330, na luta para reverter a aprovação da matéria, que amplia a terceirização do trabalho e põe em risco os direitos expressos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

montagem2

(Divulgação/CUT)

As manifestações começaram no início da manhã, por volta das 6h, com marchas em rodovias, paralisação de serviços do transporte, atos nos aeroportos, e continuam por todo o dia. Esta prevista para esta quarta a votação das emendas, que foi interrompida na terça-feira (13), diante do clamor dos trabalhadores que participam do movimento contra o PL 4330. Não está descartado que, frente aos protestos, a Câmara adie as votações sobre as emendas.

Entidades representativas do Judiciário, como a OAB e a Anamatra, além de vários juízes do trabalho, são contrárias ao PL 4330 e vem alertando para os riscos enormes de perda de direitos que o PL impõe. Elas alertam também que, se a nova lei for aprovada, irá ampliar o número de acidentes de trabalho no país. “Somente os donos das empresas e das indústrias são favoráveis ao PL 4330, pois querem baixar salários e precarizar as condições de trabalho para lucrar”, ressalta o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. “Se o projeto for aprovado, permitindo terceirização da atividade-fim, estaremos a um passo de ver mecânicos de manutenção e agentes de check in na mira da terceirização”, destaca o Sindicato.

Em Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas, houve paralisação do transporte em protesto ao PL 4330. Na capital, os manifestantes concentraram-se na Av. Alberto Bins, em frente à Fecomércio, e seguiram em caminhada até a Assembleia Legislativa, para participar de audiência pública.

Share.

Comments are closed.