Novembro Azul pela saúde dos homens

Assim como o Outubro Rosa é em defesa da vida das mulheres e pelo combate ao câncer de mama, entramos no Novembro Azul na luta contra o câncer de próstata. Este tipo de câncer, assim como o de mama, conta com o diagnóstico precoce e a prevenção como maiores aliados, portanto são doenças que necessitam de vigilância constante.

O grupo de risco para o desenvolvimento desta doença são homens com mais de 65 anos, faixa de idade responsável por cerca de 75% dos casos da doença no mundo, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Porém, é recomendado que os homens façam o exame a partir dos 40 anos, idade que já apresenta mais riscos de desenvolvimento da doença, principalmente se existem casos na família.

Um dos grandes riscos do câncer de próstata é a forma silenciosa com que ele se desenvolve, podendo crescer por anos sem apresentar nenhum sintoma. Mesmo que eles demorem para aparecer, é preciso estar alerta para diminuição do jato de urina ou dificuldade de urinar, necessidade de urinar muitas vezes ao dia ou presença de sangue na urina.

Este câncer é responsável pela morte de 28,6% de toda população que sofre de câncer no mundo, uma doença extremamente letal. Para o Sindicato, “é necessário que enfrentemos o tabu do exame de toque e que seja natural para os homens cuidarem de sua saúde. Além disso, existem também exames de sangue capazes de identificar o desenvolvimento da doença, ou seja, não já desculpa para que haja desleixo na prevenção da doença”, enfatizam os diretores.