Assembleia aprova contas e previsão orçamentária da entidade

0

Na tarde desta quarta-feira (26), o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre promoveu a sua Assembleia de Prestação de Contas, atividade que acontece todos os anos, sendo obrigatória e prevista no estatuto da entidade.

No encontro, que contou com a presença da diretoria e da categoria, o contador do Sindicato Valtuir Silveira apresentou despesas, receitas e o balanço do ano de 2022, assim como a previsão desses números para o exercício de 2023.

2022 foi um ano superavitário para o Sindicato. A causa deste superavit, quando as receitas são maiores que as despesas levando a um balanço positivo, foi a entrada expressiva de valores oriundos da participação do Sindicato em processos judicias. Estes valores vieram através da finalização de algumas ações da TAP ME, que entre o ano passado e este está propondo acordos para os trabalhadores a fim de dar quitação nessas pendências.

Esta receita não era esperada tanto pelo Sindicato quanto pela categoria, já que normalmente esses processos demorariam mais tempo para serem concluídos, pulverizando esses valores ao longo dos próximos anos. Com essas quantias entrando, o que não era esperando, o Sindicato conseguiu não só ficar com seu balanço positivo, como também reforçar suas reservas financeiras para os próximos períodos.

Para 2023, a entidade terá ainda alguns processos sendo finalizados e entregando receitas, mas em um volume menor. Essas entradas deverão ajudar o Sindicato a manter suas contas no azul, já que a realidade da categoria não provê sócios suficientes para sustentar a atual estrutura sindical.

Entre valores provenientes do jurídico e mensalidades dos sócios, as receitas ainda tem um poderoso aditivo: as reservas financeiras mantidas pelas direções que passaram pelo Sindicato através das décadas. Hoje, essas reservas são responsáveis por complementar a renda da entidade, garantindo que, mesmo com uma categoria enxuta, seja possível realizar um bom trabalho sindical.

Segundo a direção da entidade, essa reserva financeira é fruto da contribuição dos sócios do Sindicato nos últimos 38 anos. Hoje em sua maioria aposentados, esses trabalhadores foram responsáveis pelas contribuições que hoje são fundamentais para o que o trabalho sindical possa continuar. “Por essa gratidão que temos aos aposentados, por toda a importância que essa parcela da categoria tem, afirmamos que sempre estaremos firmes nessa luta, seja pelo Aerus, seja em questões da Petros ou qualquer nova luta que venha a surgir”, afirma a direção do Sindicato.

Já para os sócios ativos, para a categoria que trabalha diariamente no aeroporto, os diretores fazem um convite, “os que são sócios, mantenham suas contribuições e convidem seus colegas para participar. Precisamos que a categoria seja nossa parceira nessa luta. Os que não são sócios, fazemos outro convite: se associe e dê uma oportunidade para essa nova direção, apoie e conheça de perto o nosso trabalho. Estamos empenhados em dar nosso melhor”, finalizam os diretores.

Confira mais fotos da assembleia:

Share.

Leave A Reply

2 + 5 =