Evento sobre Aerus e Varig reúne cerca de 100 sócios aposentados no Sindicato

0

Na quarta-feira (3), às 11h, um grande volume de aeroviários sócios aposentados do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre já estava dentro do pátio da sede. Chegando aos poucos, desde o começo da manhã, conversando com colegas, tomando cafezinho, os aposentados esperavam o início do evento que contou com a participação do Dr. Lauro Thaddeu Gomes, advogado do escritório Castagna Maia atuante na negociação pela solução definitiva do Aerus.

No começo do encontro, o presidente Celso Klafke saudou os sócios aposentados que se fizeram presentes na sede e deu uma prévia dos assuntos que seriam discutidos antes do almoço de confraternização. Aerus, Varig, defasagem tarifária, acordos judiciais, ordem de pagamento, projeções dos próximos acontecimentos, foram vários os tópicos que receberam a atenção tanto do Dr. Lauro quanto dos diretores Celso e Osvaldo que completaram a mesa ao lado ainda do Dr. Henrique Stefanello, do escritório Cainelli Advogados, assessor jurídico da entidade, que também esteve presente.

(Joni Oliveira/Sindicato)

A grande notícia que foi discutida pela direção e pelo Dr. Lauro foi a resolução da ação de defasagem tarifária, divulgada no último dia 22, e que colocou fim a uma disputa judicial que já perdurava por 31 anos. Esse desfecho também acabou por atingir de certa forma o Aerus, já que dos R$ 4,7 bilhões deste acordo, R$ 2 bilhões foram reservados para o fundo de pensão.

O Dr. Lauro esclareceu aos presentes para onde irá o montante resultado dessa ação, deixando claro que parte desse valor será destinado ao pagamento de créditos trabalhistas e de Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), e que o valor que foi destinado ao Aerus neste momento não terá impacto imediato para os beneficiários e que, até o momento, a tutela dos pagamentos está garantida.

Ainda segundo Thaddeu Gomes, foi por muito pouco que não houve uma proposta oficial da União para a resolução do Aerus. Segundo ele, uma proposta foi analisada, mas, antes que os representantes dos trabalhadores pudessem apresentar esses termos aos beneficiários, a União comunicou a retirada dessa proposição. Após esse momento, houve sinalização por parte de representantes dos órgãos públicos de que a negociação deverá continuar, porém até o momento não há previsão de um novo encontro.

Também foram apresentados neste encontro os novos serviços previdenciários do escritório Cainelli Advogados, parceiro do Sindicato. Encaminhamento de aposentadoria, revisão de benefício e planejamento previdenciário são alguns dos serviços ofertados pela equipe do escritório que atende na sede do Sindicato, no aeroporto e também em escritório próprio em Porto Alegre. Além do já citado Dr. Henrique Stefanello, os advogados Dr. Gregório Romanovski e as Doutoras Alessandra Fogliato e Lelicia Troian também estiveram presentes atendendo a categoria.

Após as falas da direção e dos advogados, foi aberto o microfone para perguntas que foram deixadas com o presidente da entidade Celso Klafke, sendo rapidamente respondidas, dando vez ao almoço.

Galeto, salada, pão e farofa completaram o prato dos aposentados que lotaram todas as mesas do grande salão da sede do Sindicato. Durante e após o almoço, mais uma vez os aposentados trocaram ideias, conversaram também com o Dr. Lauro e com os diretores do Sindicato, podendo tirar algumas dúvidas particulares.

A entidade agradece aos presentes pelo sucesso do evento, que mais uma vez mostrou que os aposentados atendem ao chamado da direção e que estão firmes e fortes para defender seus direitos. “O Sindicato considera que é uma sorte da categoria aeroviária ter esses aposentados tão mobilizados e interessados nos seus direitos, fruto também do trabalho longevo realizado pelas direções que estiveram à frente do Sindicato nesses quase 40 anos de história. Para todos, nosso muito obrigado”, finaliza a direção sindical.

A entidade ainda se compromete em realizar um novo chamamento caso alguma novidade se apresente tanto sobre a Massa Falida da Varig quanto sobre o Aerus.

Confira mais fotos do evento:

Share.

Leave A Reply

9 + 9 =