Vitória dos trabalhadores, da união e da mobilização

0

Campanha salarial garante reajuste do INPC em todos os itens da CCT

img_1389

Os aeroviários de Porto Alegre aprovaram por unanimidade, sem abstenções, em assembleia realizada nessa quinta-feira (1/12), a proposta negociada na sexta rodada da campanha salarial com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que prevê reajuste sobre todos os itens econômicos igual ao INPC do período e a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

img_8177-copy

As negociações, realizadas em São Paulo, reunindo representantes do sindicato patronal, de todos os sindicatos de aeroviários ligados à Fentac/CUT e à FNTTA e do Sindicato Nacional dos Aeronautas, duraram mais de cinco horas. Houve um enorme esforço dos dirigentes sindicais dos trabalhadores para garantir mais direitos, mas as aéreas, que aceitaram reajustar os salários, pisos e demais itens econômicos com a reposição integral da inflação, ameaçaram retirar essa proposta caso as entidades insistissem em outras reivindicações. Dessa forma, os sindicatos cutistas entenderam que seria melhor garantir aos trabalhadores a manutenção da CCT, diante da tentativa das empresas de alterar alguns itens da Convenção em detrimento dos interesses das categorias, e levar as demandas que não foram acordadas com as companhias aéreas para as reuniões bimestrais com o SNEA, que terão início em 16 de março de 2017.

img_8179-copy

“Conseguimos superar as adversidades políticas e econômicas e chegar na data-base com a garantia da reposição do INPC e a manutenção de todos os itens sociais e econômicos da CCT. Há anos não conseguíamos firmar o acordo na data-base, e isso é uma vitória importante dessa negociação”, destacaram os sindicalistas presentes na rodada. “Entendemos que nesse momento em que o país enfrenta uma crise econômica e política bastante dura, o acordo foi a melhor possível, e os trabalhadores tiveram sensibilidade e também aprovaram a negociação.

Share.

Leave A Reply

8 + 8 =