Aeroviários da Swissport fazem protesto no Salgado Filho

0

Os aeroviários da Swissport paralisaram as atividades no Aeroporto Salgado Filho, na última segunda-feira (4/11). O objetivo foi demonstrar a indignação da categoria diante das tentativas da Swissport, VitSolo, Orbital, ProAir e Sea Aviation de descaracterizar a profissão dos funcionários. A intenção das empresas é reduzir uma série de benefícios econômicos e sociais garantidos aos aeroviários na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e na regulamentação profissional.

As empresas vêm dizendo que os trabalhadores não serão mais representados pelos sindicatos de aeroviários, e sim por um outro sindicato de trabalhadores (o Sinteata), uma entidade ligada ao patronato. Em Guarulhos também ocorreu protesto e paralisação.

Ao longo de todo o dia, até às 17h30min, os funcionários da Swissport participaram do protesto em Porto Alegre junto com o Sindicato.

Em Guarulhos, a empresa acordou com o sindicato dos aeroviários local que não faria retaliações contra os participantes do protesto, reintegraria uma delegada sindical demitida de forma irregular (uma vez que tem estabilidade garantida em lei) e agendou uma reunião para a próxima terça-feira (12/11). Até a reunião, a empresa comprometeu-se a reconhecer que seus funcionários são aeroviários e a garantir os direitos expressos na CCT e na legislação.

O Sindicato em Porto Alegre obteve uma confirmação do gerente da Swissport de que essas condições se estenderiam para os trabalhadores no RS. Contudo, a entidade aguarda uma posição formal da empresa e o agendamento de uma reunião.

Havendo negociação, o Sindicato ressalta que a carga horária dos trabalhadores (de 6 horas) não pode ser alterada, uma vez que o trabalho realizado é penoso, em ambiente aberto, e qualquer mudança de jornada afetaria diretamente a saúde do trabalhador e a segurança operacional.

O protesto foi realizado na entrada dos funcionários, no térreo do Terminal 1, desde às 3 horas da manhã, com a participação da direção do Sindicato.

Share.

Comments are closed.