TAM inicia processo para eleição das CIPAs

0

Serão eleitos dois titulares e dois suplentes em cada pleito, totalizando 8 vagas para cipeiros, sendo 4 titulares e 4 suplentes. 

No setor de Cargas, as inscrições dos candidatos podem ser realizadas de 25 de outubro a 9 de novembro, na sala do supervisor de Cargas. A votação acontece nos dias 16 e 17 de novembro; a apuração no dia 18 de novembro; e a posse no dia 22 de dezembro. 

No Aeroporto, as inscrições vão de 26 de outubro a 10 de novembro, na sala de Segurança do Trabalho. A votação acontece nos dias 16 a 22 de novembro. O resultado será divulgado no dia seguinte e a posse acontece em 23 de dezembro.

O Sindicato ressalta a importância da CIPA na prevenção de acidentes de Trabalho e dos trabalhadores candidatarem-se para as vagas. Há informação de que a empresa está incentivando os supervisores a candidatarem-se. O Sindicato vê com preocupação essa iniciativa e alerta a todos os aeroviários para que votem em trabalhadores (peões), não em supervisores ou chefias, que têm cargo de confiança e atendem aos interesses da companhia.

DOMINGOS – A TAM não está pagando os domingos e feriados trabalhados como rege a cláusula 11 da Convenção Coletiva de Trabalho, que diz: “11.1. É devido o pagamento em dobro de trabalho em domingos e feriados não compensados, desde que a Empresa não ofereça outro dia para o repouso remunerado, sem prejuízo da folga regulamentar”. Os funcionários não estão tendo a opção de pagamento em dobro, nem de folga complementar. O Sindicato está tomando as medidas cabíveis.

UNIFORMES – A TAM também não está garantido calçados pretos como uniforme aos funcionários que atuam nos setores de check-in, loja, check-out, embarque e LL. Segundo a cláusula 45 da CCT, “Fica garantido o fornecimento gratuito de uniformes completos, desde que exigido o seu uso pelo empregador”. Como o calçado é exigido dos homens que atuam nesses setores, deveria ser fornecido pela empresa. O Sindicato está encaminhando um pedido formal à TAM para que regularize esse tema, fornecendo os calçados aos funcionários.

DESVIO DE FUNÇÃO – Os aeroviários que atuam na Rampa e como Auxiliares de Limpeza na companhia estão realizando curso de balizamento de aeronaves, por conta de uma determinação da Infraero que transferiu para as companhias a tarefa de baliza para o acoplamento das aeronaves nos fingers. Não há, contudo, intenção da empresa em modificar a função e a remuneração desses trabalhadores, o que configura desvio de função e ampliação da responsabilidade do funcionário sem nenhuma contrapartida financeira. O Sindicato está analisando o tema e tomará as medidas cabíveis.

Share.

Leave A Reply

5 + 9 =