Todo apoio à greve dos aeroportuários

0

O movimento, liderado pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), tem o apoio dos sindicatos cutistas de aeroviários, do Sindicato Nacional dos Aeronautas e da Fentac/CUT. A greve foi aprovada em assembleias realizadas nos dias 11, 17 e 18, nos três aeroportos, com grandes protestos, como o realizado no dia 6 com todos os delegados da plenária nacional da CUT.

Os sindicatos do setor aéreo recomendam que os aeronautas e aeroviários, nesses dias, não assumam nenhuma função que não lhes caiba por determinação de suas chefias. E se não tiverem condições de exercer suas atividades com segurança operacional, que não as façam. A segurança deve estar em primeiro lugar e a greve dos aeroportuários é soberana, democrática e legítima. Também é preciso cuidado diante da possibilidade da Infraero colocar pessoas não capacitadas para substituir funcionários grevistas. 

O próprio Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do governo federal, aconselha o adiamento do processo de concessão dos aeroportos. Em moção publicada em 11 de outubro, ele recomenda adiar por, no mínimo, 120 dias o prazo para o lançamento do edital, ampliar o prazo da audiência pública para analisar a minuta do edital e “dar sólida garantia aos trabalhadores, de modo que o processo de concessão promova condições de emprego decente e uma transição justa que não gere desemprego e precariedade nas relações de trabalho”. 

Share.

Leave A Reply

7 + 9 =