Na última quinta (27), o Sindicato dos Aeroviários recebeu em sua sede o supervisor do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Ricardo Franzoi.
A palestra, que reuniu grande parte da diretoria do Sindicato, focou em capacitar os diretores quanto ao cenário nacional, político e também econômico, assim como sobre as tendências mundiais nesses dois campos.
Sobre o Brasil, foram discutidos índices que regulam reajustes e também a realidade econômica, como a inflação e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), assim como a realidade das folhas salariais das empresas que operam em solo nacional.
O tarifaço de Donald Trump também foi assunto da palestra de Franzoi, que explanou sobre as parcerias comerciais do Brasil e os impactos dessas taxações.
Já sobre a aviação, os temas discutidos circundaram os números apresentados pelos balanços das empresas, e, principalmente, como está a atual situação do aeroviário. Segundo o entendimento da diretoria do Sindicato, hoje o aeroviário faz muito mais tarefas, tendo uma carga de trabalho muito maior, isso tudo sofrendo com uma desvalorização salarial muito grande.
A capacitação acontece agora, nas vésperas do início da Campanha Salarial 2025/2026, onde diretoras e diretores do Sindicato serão os responsáveis por sentar na mesa com as empresas aéreas e defender os direitos dos aeroviários, momento em que se torna fundamental ter o entendimento dessas discussões.
O Sindicato agradece ao DIEESE, na pessoa do supervisor Ricardo Franzoi, pela enriquecedora palestra ofertada aos diretores da entidade. Agora, municiada de informação e conhecimento, a direção aeroviária está ainda mais capacitada de discutir de igual para igual sobre essas questões políticas econômicas que orbitam o mundo do trabalho.