CAMPANHA SALARIAL: Assembleia da LATAM vota proposta na segunda (20)

0

Como vem acontecendo nos últimos anos, a LATAM negociou em separado nesta Campanha Salarial 2023/2024. Após sucessivas rodadas de negociação, os representantes dos trabalhadores acreditam ter chegado em uma proposta válida de ser apresentada para votação dos aeroviários, o que acontece nessa segunda (20), a partir das 7h, no Salgado Filho.

A proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da empresa difere em diversos pontos da proposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) que foi aprovada pela categoria da última semana. Na proposta da LATAM não há ganho real nos salários, apenas um reajuste equivalente à inflação dos últimos doze meses e um abono na forma de meio salário-base.

No vale refeição (VR) há reajustes para as jornadas de 4, 6 e 8 horas, assim como no VR referente à prorrogação da jornada através de horas extras, todos estes sem desconto no contracheque, o que, segundos os diretores sindicais, foi objeto de muita luta e esforço. Diária de viagens, seguro de vida, auxílio-funeral e vale alimentação (VA) também receberão reajustes.

Sobre as cláusulas sociais, elas garantem folga agrupada todos os meses, auxílio-creche para aeroviário e aeroviária e folga no aniversário. Também segundo os diretores sindicais, essas duas cláusulas são lutas muito antigas dessas negociações com a LATAM, e que agora se tornarão realidade no caso da proposta ser aprovada pelos trabalhadores.

Para a direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, essa foi a melhor proposta possível a ser alcançada durante as negociações. Isso porque a empresa propôs alterações que a direção do Sindicato considera ainda mais maléficas para os trabalhadores. Porém, a direção afirma que, “isso não significa que essa proposta de hoje seja apenas composta de coisas boas, vamos explicar tudo para a categoria nos briefings”.

O Sindicato convida todos os trabalhadores da LATAM a se fazerem presentes nessa escolha, votando na assembleia e dando a sua opinião sobre esta proposta de ACT. Para finalizar, a direção pede o apoio dos aeroviários nessa luta, “quem ainda não é sócio, deve se associar e fortalecer a entidade para que no ano que vem tenhamos ainda mais força nessas negociações”, pontuam os diretores.

A entidade também relembra aos trabalhadores que, caso não seja aprovada a proposta da LATAM, a empresa é obrigada a cumprir o que está estabelecido na CCT.

Share.

Leave A Reply

2 + 7 =