Nesta quarta, quinta e sexta-feira, aeroviários de Porto Alegre de todas as empresas e das mais variadas funções participaram, fizeram sua voz ser ouvida e deram a largada para mais uma luta por melhorias nas condições de trabalho e por valorização.
Ao todo, em torno de 600 trabalhadores registraram seu voto e, com mais de 99% de aprovação, fixaram a pauta de reivindicações para esse próximo pleito.
Entre as principais bandeiras levantadas pelos trabalhadores, estão:
- Reajuste com reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) + ganho real de 5,5%;
- Equiparação dos valores de hospedagem e alimentação ao que é dado aos aeronautas;
- Pagamento de no mínimo 26 dias de vale-refeição, sem descontos nas folgas;
- Reajuste nos valores de vale-refeição e vale-alimentação;
- Garantia de creche para os filhos de todos aeroviários;
- A implementação da escala 5×1.
Agora, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre deverá iniciar os trâmites legais para registro dessa assembleia, que inclui o protocolo junto ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviários (SNEA), que será feito na terça-feira (16). A entidade também deverá organizar, juntamente dos outros sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, os primeiros atos unitários dessa Campanha. Até o momento, a programação inclui uma manifestação no aeroporto de Guarulhos, no próximo dia 2 de outubro.
O Sindicato agradece imensamente a participação da categoria, uma das maiores já registradas desde o fechamento da TAP ME, quando o aeroporto passou a ser o local de trabalho da maior parcela de aeroviários em Porto Alegre.
Para a direção do Sindicato, este foi um bom início de uma Campanha que deverá ser focada em reposição e ganho real nos salários, já que a categoria vem sofrendo muito nos últimos anos com uma progressiva desvalorização.
Está decolando a Campanha Salarial 2025/2026!
Confira as fotos:









































