Agosto Lilás: Sindicato reforça luta contra a violência de gênero no RS

0

Em um estado que exerce a violência contra a mulher de forma tão ostensiva como é o caso do Rio Grande do Sul, campanhas como o Agosto Lilás são mais do que necessárias. Este mês temático acende um alerta, jogando luz sobre um tema que precisa da atenção de toda a sociedade.

Segundo números divulgados pelo Ministério das Mulheres (MMULHERES), de janeiro a junho deste ano foram registrados 36 feminicídios no estado, além de 134 tentativas. Ainda conforme os dados do MMULHERES, esses números representam um aumento em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 30 feminicídios e 115 tentativas.

Ao falarmos desses índices alarmantes, que revelam a dura realidade da violência de gênero no Rio Grande do Sul, é fundamental lembrar que não se trata apenas de números: são pessoas com histórias de vida, com filhas e filhos, que são filhas de alguém, amigas e colegas de trabalho. São mulheres que têm sua trajetória interrompida por esse crime brutal que é o feminicídio.

Com o tema “Não deixe chegar ao fim da linha, ligue 180”, o MMULHERES busca promover a conscientização e o enfrentamento à violência contra as mulheres. A campanha ressalta que não é preciso esperar que a situação se agrave para denunciar — a Lei Maria da Penha oferece proteção legal às vítimas e deve ser acionada sempre que necessário.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, com sua diretoria composta por muitas mulheres, manifesta total apoio a essa causa, inclusive dentro do ambiente aeroportuário. Essas diretoras — e também os diretores — estão preparados para oferecer todo o auxílio possível em casos de violência. A entidade também reforça a importância das denúncias e do uso dos canais legais para registrar, de forma oficial, essas ocorrências.

Por fim, o Sindicato deseja força a todas as mulheres que enfrentam essa realidade, reafirmando seu compromisso em caminhar lado a lado nessa luta!

Share.

Leave A Reply

3 + 6 =