FENTAC: Aeroviários e representantes das empresas aéreas realizam primeira reunião sobre a Campanha Salarial 2024/2025

0

Na manhã desta segunda-feira, 30, representantes dos sindicatos dos aeroviários filiados à FENTAC se reuniram com agentes e negociadores do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). O negociador João Gazolli fez alguns questionamentos pedindo justificativas das pautas econômicas, e alguns auxílios que os sindicatos exigem, mas focando principalmente nos itens econômicos. Os presidentes dos aeroviários foram muito firmes na sustentação das pautas econômicas e, inclusive, com a assessoria técnica do Dieese na mesa, o economista Ilmar Ferreira, que justificou de forma clara e objetiva os itens econômicos, tanto nos salários quanto a questão dos pisos e também as inclusões de funções necessárias, além do vale-refeição, as defasagens, o poder de compra alimentar, o vale-alimentação, entre outras.

Por parte patronal, foi dito que as empresas não têm uma pauta para esse ano, que vão discutir em cima daquilo que os sindicatos estão propondo, questionando se haveria interesse de adiantamento da database e retroagir para outubro o reajuste salarial. A próxima reunião acontecerá dia 9 de outubro, às 11h, de forma presencial, na sede do Sindicatos dos Aeroviários de Guarulhos, o SINDIGRU.

De forma categórica, objetiva e conclusiva os representantes dos trabalhadores aeroviários afirmaram que, se não houver o reajuste salarial, as reposições econômicas, a aviação estará tomando um caminho de precarização nas condições de trabalho e de direitos, diante desse retrocesso que as empresas vêm tratando as reposições. Atualmente, no nosso país, diversos outros setores trabalhistas estão com melhores condições do que na aviação. Diante disso, os aeroviários estão empenhados assegurar as necessidades econômicas e sociais dos seus trabalhadores.

LATAM

No período da tarde a reunião foi com a LATAM, que apresentou propostas de “adaptação” da redação de algumas cláusulas, em que sugerem inclusões e os sindicatos em breve trarão essas análises junto à categoria para que seja verificado de forma técnica e, na próxima reunião, debatido diretamente com a empresa.

Com informações da FENTAC

Share.

Leave A Reply

4 + 2 =