TAP M&E: Demissões ilegais continuam

0

A Justiça, no entanto, garantiu a reintegração, na última terça-feira (14/2), do diretor sindical Eduardo Braga. Felizmente, a ação de reintegração movida pelo Sindicato teve uma resposta rápida. Os demais demitidos de forma irregular já estão ingressando na Justiça. O dirigente sindical trabalha no mesmo setor em que ocorreu um caso de racismo em 2011. O supervisor envolvido no caso, estranhamente, segundo comenta-se na empresa, está sendo transferido para uma sala próxima do diretor-presidente, o que parece ser uma promoção.

Ainda em relação às demissões, sabe-se que há muitos funcionários interessados em sair, mas a empresa não os demite. Há vários colegas que já trocaram a TAP M&E por empresas concorrentes, muitas menores, mas onde há melhores perspectivas de futuro profissional.
A insatisfação continua, em uma relação funcionário-empresa cada dia mais deteriorada, diante da ineficiência do setor de RH e das inúmeras ações visando o descumprimento da legislação.

Há denúncias de que a TAP M&E também está descumprindo o art. 488 da CLT, que garante, durante o prazo do aviso prévio, caso a rescisão tiver sido provocada pelo empregador, a redução de duas horas diárias sem prejuízo do salário integral. A empresa não estaria autorizando a liberação dos funcionários nestas condições. O Sindicato está investigando a denúncia. Também há trabalhadores que, passados cinco meses, ainda não receberam a carteirinha do plano de saúde.

No último período, de positivo, só a mudança no restaurante. Em dezembro, a Nutrin saiu e entrou a Suprema, e os trabalhadores têm gostado do novo serviço. Todavia, foi preciso lutar muito para convencer a direção da TAP M&E de que a comida oferecida era ruim, abaixo dos critérios mínimos de qualidade e higiene, fria e em pouca quantidade. 

A união dos aeroviários pressionando por mudanças e não admitindo a redução de direitos é que garantiu o novo serviço no refeitório e o pagamento do 13º salário e do reajuste integral da CCT. Mas há ainda muita coisa a se defender para que a TAP M&E volte a ser a empresa que tanto prezávamos.

Share.

Leave A Reply

6 + 3 =