Aeroviários da TAM denunciam excesso de jornada e assédio moral

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A falta de trabalhadores para dar conta da demanda da TAM vem sendo denunciada pelo Sindicato há meses. “Os funcionários da companhia não podem ter compromisso fora do horário de trabalho, pois estão sempre sendo chamados, há muita sobrecarga e excesso de jornada”, ressalta o Sindicato.

A sobrecarga prejudica também a segurança de voo. Há situações frequentes de voos que ficam por alguns momentos sem responsáveis. Faltam funcionários para encaminhar procedimentos com a tripulação, em solo, ou atender os clientes no portão para dar início ao embarque. Faltam despachantes, agentes de aeroporto e auxiliares.

Também há denúncia de que alguns supervisores remanejam atendimentos de voo para manter seus horários, em detrimento dos colegas que atendem outros voos.

 

Outras empresas também apresentam problemas

GOL – Os aeroviários da companhia reclamam que estão recebendo alertas de fatos ocorridos há três meses. A demora prejudica o trabalhador a mudar procedimentos, ou discutir o alerta. Além disso, os alertas são entregues com um viés de assédio moral. Outra denúncia é de que os auxiliares de check in estão sendo solicitados a cumprir funções de agentes de check in, o que representa um desvio de função. Eles estão, inclusive, recebendo senhas de agentes para poder realizar os procedimentos. A empresa, no entanto, nada fala sobre promoções ou novas contratações e os trabalhadores estão numa situação de insegurança diante da irregularidade.

WEBJET – Os aeroviários reclamam a falta de balanceiros para auxiliar os atendentes de check in. As aeroviárias que atuam no setor têm tido que carregar mais peso que o permitido pela regulamentação profissional.

AIRSPECIAL – Faltam funcionários para dar conta da demanda, e o pagamento ou a compensação das horas extras não vem sendo realizado. A empresa chegou a responder em ofício à superintendência da Infraero que seus funcionários não fazem hora extra e são suficientes para atender a demanda. O Sindicato já se pronunciou perante o órgão contestando essa afirmação. A entidade solicitou à Anac e à Infraero a intensificação da fiscalização na empresa. A estatal disse que irá ampliar a fiscalização.

ERRATA – Ao contrário do que foi publicado na última edição do Aerofolha, a AirSpecial não quitou a dívida de horas extras com os funcionários. A empresa quitou apenas a dívida referente ao retroativo do reajuste salarial conquistado na última data-base.

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