Aposentados protestam por solução para fundo de pensão

0
O ato marcou os quatro anos de intervenção e liquidação do Aerus pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Em Porto Alegre, o protesto foi realizado na Praça da Matriz.
Mais de 250 aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa participaram da atividade, das 10 às 16 horas da tarde, em frente à Assembleia Legislativa do RS. Eles distribuíram panfletos, visitaram os gabinetes parlamentares e foram apoiados pelos sindicatos cutistas do setor aéreo, APRUS e CUT. O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, esteve presente na mobilização.
No Rio, a reivindicação foi acompanhada pelo recolhimento de doações para famílias atingidas pelas chuvas. 
 
A data para o ato foi escolhida porque há exatos quatro anos o Aerus sofreu uma intervenção extrajudicial e entrou em processo de liquidação, ainda não finalizado. Com isso, os pensionistas estão recebendo apenas uma parte do que deveriam. No Brasil, são cerca de 17 mil pessoas afetadas e, no RS, mais de mil. 
De acordo com o presidente do Sindicato, Celso Klafke, o objetivo do protesto foi chamar a atenção para o problema. “Queremos cobrar uma solução por parte do governo”, disse Klafke. 
Os representantes da Comissão de Aposentados do RS ressaltaram o sucesso da atividade, como a maior já realizada pelos trabalhadores aposentados da Varig, Vasp e Transbrasil no RS. 
A manifestação teve importante cobertura da imprensa, e a participação das mais de 250 pessoas presentes no ato foi muito importante, destacaram.
O senador Paulo Paim, que apóia a causa, disse aos aposentados que irá buscar através de projeto de lei no Senado uma solução para o drama vivido pelos trabalhadores.
Além de Porto Alegre e Rio, em Salvador, Curitiba, São Paulo, Recife e Brasília também foram realizados protestos.
Share.

Leave A Reply

5 + 1 =