Sarney recebe representantes dos aposentados do Aerus (Foto: Jane de Araújo/Ag. Senado)
Eles conseguiram agendar essa reunião numa audiência realizada na manhã desta terça-feira (01) com o presidente da Casa, José Sarney, quando disseram estar aguardando há 120 dias que a AGU os chame para a busca conjunta de uma solução para o assunto. Enquanto o encontro acontecia na sala de Sarney, cerca de 150 dos 10 mil aposentados e pensionistas se manifestavam do lado de fora do gabinete, fazendo orações por um acordo definitivo.
De acordo com representantes da categoria, o que dificulta o acordo são disputas em torno dos valores a serem pagos pela União à antiga Varig como ressarcimento por perdas provocadas por planos econômicos do passado. O governo alega que a União também tem dinheiro a receber da companhia por impostos não recolhidos pela empresa.
No encontro com Sarney, Graziella Baggio disse que, sem condições de retornar ao mercado de trabalho, esses aeroviários e aeronautas estão com os benefícios previdenciários reduzidos a 8% e enfrentando inúmeras necessidades.
– Junto com senadores que estão apoiando essa luta, viemos buscar apoio para uma solução definitiva para os trabalhadores de empresas aéreas que suspenderam suas operações. A possibilidade de acordo existe. Essa ação gira em torno de R$ 4,5 bilhões. A AGU pediu a suspensão do julgamento no STF [Supremo Tribunal Federal]. Já se passaram 120 dias e nada aconteceu – disse ela a Sarney.
De acordo com Álvaro Dias, "há ruído de que o governo está com dificuldade de dizer sim a esse entendimento". Em sua opinião, ou o governo concorda em chegar a uma solução ou a antiga Varig retoma a ação no STF. "O governo tem que dizer sim ou não. São 10 mil pessoas que aguardam uma decisão", insistiu Alvaro.
Paulo Paim disse que a proposta levada a Sarney pela presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas "é factível, equilibrada e fixa um prazo certo para o pagamento".
– O José Antonio Toffoli garantiu que amanhã nos reuniremos. Pedimos que a reunião seja aqui, na presidência do Senado. Acho que é possível um entendimento para evitar uma decisão mais demorada no STF. Insistimos no acordo. É o melhor caminho. Os aeronautas e aeroviários estão na boca do túnel para conseguir uma solução. Isso tem tudo para ser resolvido agora – disse Paim.
Por: Teresa Cardoso/ Agência Senado