O economista Claudio Toledo, assessor do SNA, durante painel realizado pela manhã (foto: Kalinka Kaminski/Ag.Virya)
Participaram como palestrantes o economista Cláudio Toledo, assessor do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), e o consultor do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) e brigadeiro do ar Allemander Pereira Filho.
Como encaminhamento do encontro, será construído um documento dos sindicatos cutistas e da Fentac/CUT, que será divulgado à opinião pública e encaminhado às autoridades brasileiras, defendendo a posição dos trabalhadores.
O objetivo deste documento é sensibilizar o presidente Lula e demais setores do governo sobre os riscos que a aviação comercial brasileira corre em função das medidas da Agência, e desconstruir as políticas neoliberais defendidas pela presidente da Anac, Solange Vieira, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Entre as iniciativas da Anac estão a privatização dos aeroportos, a liberdade tarifária e a abertura do mercado doméstico para a as companhias estrangeiras, colocando em risco a manutenção das empresas brasileiras no setor e milhares de empregos.
A importância do setor para o país, tido como estratégico pelos trabalhadores, foi ressaltada durante os debates, assim como a necessidade da defesa da soberania e autonomia nacional.
Apesar do pouco tempo de preparação do evento, realizado no Hotel Ibis Congonhas, em São Paulo (SP), a atividade reuniu cerca de cinquenta participantes, incluindo dirigentes sindicais de todas as bases do país.
Além dos sindicalistas, representando as seis entidades filiadas à Federação – que representam aeronautas, aeroviários e aeroportuários – estiveram presentes integrantes da Associação de Tripulantes da TAM, SNEA e SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo).