Com o lema “Nós Movemos o Brasil” e um foco claro na valorização salarial dos aeroviários, a Campanha Salarial 2024/2025 está prestes a começar. Para os trabalhadores de Porto Alegre, o início se dará com a discussão da pauta de reivindicações e uma assembleia que acontece nestas segunda-feira (16) e terça-feira (17). Os encontros serão realizados no saguão do Aeroporto Salgado Filho, próximo ao Despacho das empresas, a partir das 7h da manhã.
Essas assembleias serão fundamentais para que os aeroviários de Porto Alegre possam debater e votar a pauta de reivindicações, que foi elaborada em um seminário realizado no mês passado em São Paulo. O evento reuniu representantes de sindicatos de todo o Brasil filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC). Durante as assembleias, os trabalhadores terão a oportunidade de aprovar ou rejeitar a pauta e também poderão sugerir ajustes antes que as negociações com as empresas comecem nas próximas semanas.
Um dos principais temas discutidos no seminário foi o impacto dos recentes reajustes salariais, que têm ficado aquém do necessário para manter o poder de compra e melhorar a qualidade de vida dos aeroviários. A direção do Sindicato acredita que é hora de exigir das empresas um reconhecimento justo do trabalho e das responsabilidades dos profissionais da aviação, e por isso a pedida de reajuste proposta é de reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos doze meses, como reposição da inflação, acrescido de um ganho real de 3%.
Já nas cláusulas sociais, são várias as propostas de alterações em cláusulas existentes e adições de novas cláusulas. A entidade ainda lembra que todas as propostas ainda estão sujeitas a alterações por parte dos trabalhadores na assembleia. Dentre os destaques da pauta, estão:
- Garantia de emprego, por três anos, às vésperas da aposentadoria. Esta era uma cláusula que, com 15 anos de empresa, garantia o emprego do aeroviário que estivesse prestes a se aposentar. Agora, a direção do Sindicato propõe que esse tempo de empresa necessário para ativação da cláusula seja reduzido para 5 anos, dada a modificação do panorama do emprego e maior fluidez do mercado de trabalho nos últimos anos;
- A inclusão de um auxílio para maquiagem na cláusula que trate sobre uniformes, com um auxílio trimestral de R$ 420. O entendimento da direção do Sindicato é de que, dada a obrigatoriedade do uso de cosméticos pelas empresas, esse auxílio se faz necessário;
- Inclusão de convênio médico para dependentes diretos com 100% de subsídio mensal;
- Para auxiliar no combate à violência doméstica, uma cláusula que garante 7 dias de afastamento remunerado, com vale-refeição garantido, está sendo proposto pelos sindicatos. Na redação proposta pelas entidades, bastará que a vítima apresente boletim de ocorrência para garantir o direito;
- Garantia de vale-alimentação no valor de R$ 809,77, a ser pago até o dia 20 de cada mês pelas empresas.
Dentre as propostas, ainda estão itens que alteram o auxílio maternidade, auxílio creche, abono para acompanhamento médico, concessão de passagens, entre outros. Para conferir a pauta completa, os trabalhadores podem solicitar a íntegra do documento para os diretores da entidade.
O Sindicato convoca todos os trabalhadores a participar das assembleias para demonstrar unidade e fortalecer a negociação de melhores salários e direitos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Contamos com a presença de todos para mudar essa realidade. Vamos transformar a Campanha Salarial 2024/2025 em uma luta vitoriosa”, afirmam os diretores do Sindicato.
Assembleias no Aeroporto Salgado Filho marcarão o início de uma importante jornada para a valorização e o reconhecimento dos aeroviários, com a expectativa de que a mobilização da categoria resulte em avanços significativos nas negociações salariais.