Sindicato inicia Campanha Salarial 2024/2025 com Assembleias nos dias 16 e 17 de setembro

0

Com o lema “Nós Movemos o Brasil” e um foco claro na valorização salarial dos aeroviários, a Campanha Salarial 2024/2025 está prestes a começar. Para os trabalhadores de Porto Alegre, o início se dará com a discussão da pauta de reivindicações e uma assembleia que acontece nestas segunda-feira (16) e terça-feira (17). Os encontros serão realizados no saguão do Aeroporto Salgado Filho, próximo ao Despacho das empresas, a partir das 7h da manhã.

Essas assembleias serão fundamentais para que os aeroviários de Porto Alegre possam debater e votar a pauta de reivindicações, que foi elaborada em um seminário realizado no mês passado em São Paulo. O evento reuniu representantes de sindicatos de todo o Brasil filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC). Durante as assembleias, os trabalhadores terão a oportunidade de aprovar ou rejeitar a pauta e também poderão sugerir ajustes antes que as negociações com as empresas comecem nas próximas semanas.

Edital foi publicado nesta sexta (13) no jornal Correio do Povo.

Um dos principais temas discutidos no seminário foi o impacto dos recentes reajustes salariais, que têm ficado aquém do necessário para manter o poder de compra e melhorar a qualidade de vida dos aeroviários. A direção do Sindicato acredita que é hora de exigir das empresas um reconhecimento justo do trabalho e das responsabilidades dos profissionais da aviação, e por isso a pedida de reajuste proposta é de reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos doze meses, como reposição da inflação, acrescido de um ganho real de 3%.

Já nas cláusulas sociais, são várias as propostas de alterações em cláusulas existentes e adições de novas cláusulas. A entidade ainda lembra que todas as propostas ainda estão sujeitas a alterações por parte dos trabalhadores na assembleia. Dentre os destaques da pauta, estão:

  • Garantia de emprego, por três anos, às vésperas da aposentadoria. Esta era uma cláusula que, com 15 anos de empresa, garantia o emprego do aeroviário que estivesse prestes a se aposentar. Agora, a direção do Sindicato propõe que esse tempo de empresa necessário para ativação da cláusula seja reduzido para 5 anos, dada a modificação do panorama do emprego e maior fluidez do mercado de trabalho nos últimos anos;

  • A inclusão de um auxílio para maquiagem na cláusula que trate sobre uniformes, com um auxílio trimestral de R$ 420. O entendimento da direção do Sindicato é de que, dada a obrigatoriedade do uso de cosméticos pelas empresas, esse auxílio se faz necessário;

  • Inclusão de convênio médico para dependentes diretos com 100% de subsídio mensal;

  • Para auxiliar no combate à violência doméstica, uma cláusula que garante 7 dias de afastamento remunerado, com vale-refeição garantido, está sendo proposto pelos sindicatos. Na redação proposta pelas entidades, bastará que a vítima apresente boletim de ocorrência para garantir o direito;

  • Garantia de vale-alimentação no valor de R$ 809,77, a ser pago até o dia 20 de cada mês pelas empresas.
    Dentre as propostas, ainda estão itens que alteram o auxílio maternidade, auxílio creche, abono para acompanhamento médico, concessão de passagens, entre outros. Para conferir a pauta completa, os trabalhadores podem solicitar a íntegra do documento para os diretores da entidade.

O Sindicato convoca todos os trabalhadores a participar das assembleias para demonstrar unidade e fortalecer a negociação de melhores salários e direitos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Contamos com a presença de todos para mudar essa realidade. Vamos transformar a Campanha Salarial 2024/2025 em uma luta vitoriosa”, afirmam os diretores do Sindicato.


Assembleias no Aeroporto Salgado Filho marcarão o início de uma importante jornada para a valorização e o reconhecimento dos aeroviários, com a expectativa de que a mobilização da categoria resulte em avanços significativos nas negociações salariais.

Share.

Leave A Reply

1 + 6 =