Editorial: Demissões em massa sem negociação e sem direitos só acontecem onde não tem sindicato forte

0

Para o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, está claro o modo de operação das empresas de auxiliares aeroviárias do Salgado Filho: fazem o que querem, tratam os trabalhadores como querem, isso porque acreditam que não há sindicato para defendê-los. Mas essas empresas estão enganadas.

Essas empresas acreditaram que uma representação falha, omissa e ausente como a que se dizia representar esses aeroviários das empresas auxiliares seria a única, e facilmente atravessada, linha de defesa desses trabalhadores.

Enganaram-se. E a justiça está mostrando o tamanho deste equívoco.

Realizar demissões em massa sem prévia negociação com o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. Este foi o erro cometido por algumas empresas auxiliares durante as enchentes de maio. Essas empresas demitiram, abandonaram os trabalhadores para sua própria sorte, justamente no momento de maior dificuldade de muitas dessas pessoas.

O Sindicato entrou com processos judiciais e foi reconhecido pela justiça do trabalho como representante legal desses trabalhadores. Não uma entidade que se dobra ao interesse das empresas como outras representações, mas um defensor legítimo dos direitos dos trabalhadores que estão garantidos no papel, nas leis.

Sindicato não deve sentar no colo do patrão e aceitar que este faça o que bem entenda com os trabalhadores. Sindicato não deve ser amigo de chefe, sindicalista sério sequer é contratado por uma empresa pois esta sabe que ali está alguém que irá se colocar contra qualquer absurdo cometido em ambiente de trabalho.

Por fim, o Sindicato ressalta: ficou claro o que ganham os trabalhadores de terceirizadas caso sejam filiados a uma entidade séria. Representação legal de qualidade, que traz vitórias, com diálogo, acolhimento, investigação de denúncias e, principalmente, com seriedade. A representação do Sindicato não é duvidosa e não se esconde, tem rosto, endereço e uma história de quase 40 anos em defesa dos trabalhadores.

Share.

Leave A Reply

8 + 2 =