Dia Mundial do Orgulho Autista alerta para visibilidade e inclusão

0

Uma data para promover a aceitação, a compreensão e a valorização das pessoas autistas, seja no ambiente de trabalho ou na sociedade como um todo. Este é o Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado neste 18 de junho.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, conforme o site do Ministério da Saúde, é “um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, na interação social e do comportamento […].” Segundo a agência Senado Notícias, no Senado Federal, atualmente são cerca de dois milhões de cidadãos diagnosticados com TEA no Brasil.

Quando falamos do ambiente de trabalho, a inclusão de pessoas autistas é um direito, e o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre acredita que cada trabalhador, independente de suas diferenças, deve ter esse direito assegurado.

Para que estejamos todos preparados para receber essas pessoas da forma que merecem, o Sindicato acredita que deve haver uma atenção especial por parte da empresa, promovendo treinamentos específicos para gestores e colegas. Somente tendo o conhecimento sobre como acolher pessoas autistas é que se torna possível se livrar de estigmas e preconceitos, não relegando essas pessoas à discriminação e exclusão.

Neste 18 de junho o Sindicato reafirma seu compromisso com a inclusão, o acolhimento e com a luta pelo direito dos autistas. Para a entidade, a diversidade no ambiente de trabalho agrega para todos, seja para quem tem TEA ou para seus colegas. Conforme a direção da entidade afirma, “aprender a conviver com as diferenças é fundamental para todo cidadão, e todo cidadão merece o direito de trabalhar e realizar-se profissionalmente. Esses dois motivos já são suficientes para nos encorajar a acolher quem tem TEA”.

Por fim, a entidade se coloca a disposição para auxiliar aeroviários que tenham essa condição, seja atendendo a denúncias ou acolhendo pedidos por direitos.

Share.

Leave A Reply

2 + 6 =