Dia Internacional da Mulher: pelo combate à violência

0

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), atual Ministério das Mulheres, somente no primeiro semestre de 2022 a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) recebeu 31.398 denúncias e 169.676 violações sobre violência contra as mulheres. Os números, mesmo que parciais sobre o ano passado, são alarmantes.

Pelo combate à essa violência, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre vem neste Dia Internacional da Mulher reforçar a importância das denúncias deste crime.

Segundo a Delegacia Online da Mulher do Rio Grande do Sul, são cinco os tipos dessa agressão:

Violência física: Empurrões, chutes, tapas, socos, puxões de cabelo, atirar objetos em sua direção, sacudir, apertar, queimar, cortar, ferir, etc.

Violência sexual: Obrigar a ter relações sexuais com o/a autor/a de violência doméstica ou com outras pessoas; forçar a ver imagens pornográficas; induzir ou obrigar o aborto, o matrimônio ou a prostituição; impedir de usar método contraceptivo, etc.

Violência moral: Xingar diante de amigos, acusar de algo que não fez, falar coisas que não são verdadeiras sobre ela para os outros, afirmar que a vítima é mentirosa, vagabunda, entre outras.

Violência patrimonial: Destruir materiais profissionais ou instrumentos de trabalho para impedir que a mulher trabalhe; controlar o dinheiro gasto, obrigando-a a fazer prestação de contas, mesmo quando ela trabalhe fora; reter, danificar ou destruir fotos ou documentos pessoais, roupas, etc.

Violência psicológica: Ameaçar, chantagear, xingar, humilhar, manipular, perseguir, controlar o que faz, tirar sua liberdade de escolha ou ação, vigiar e inspecionar celular e computador da mulher, seus e-mails e redes sociais, isolar de amigos e familiares, impedir que trabalhe, estude ou saia de casa, fazer com que acredite que está louca, etc.

Para denunciar casos dessas violências, existem algumas alternativas. A Polícia Civil atende no número 197 e o Disque Denúncia atende no número 181. Já para denúncias de forma presencial, as delegacias especializadas estão espalhadas por todo o estado, em diversas cidades. O Sindicato também disponibiliza sua diretoria para apoiar as trabalhadoras que desejam realizar denúncias sobre estas violências. “Somos parceiros das aeroviárias neste combate. Nossa diretoria atual, historicamente a que mais possui diretoras mulheres, está ao lado das trabalhadoras”, finaliza a direção.

Evento acontecerá no aeroporto durante todo o dia 8

Das 7h às 17h, no aeroporto, as diretoras e diretores da entidade estarão conversando e entregando um material especial sobre o Dia Internacional da Mulher para as aeroviárias. As sócias da entidade ainda ganharão um brinde juntamente do material especial, uma caneta personalizada com os motivos desta data.

Share.

Leave A Reply

5 + 3 =