Azul propõe renovação de ACT que altera jornada de trabalho

0

Pelo segundo ano consecutivo, a Azul propõe a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que fala sobre a alteração dos intervalos e das horas extras. Para que a categoria possa aceitar ou rejeitar o que está sendo oferecido pela empresa, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre fará uma assembleia no próximo dia 28 de fevereiro, das 7h às 17h, no Salgado Filho. A proposta é válida para os trabalhadores do regime de 6h.


Neste ACT é proposto que os trabalhadores da Azul tenham trinta minutos de intervalo, ao invés dos quinze previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), além da realização de mais duas horas extras mediante a aprovação do gestor da base. Caso seja aprovada a renovação, o ACT ganha mais um ano de validade.

No caso da rejeição dessa proposta por parte dos trabalhadores, ainda será possível que os aeroviários façam mais de duas horas extras, porém a Azul terá de pagar uma multa aos órgãos fiscalizadores do trabalho pelo descumprimento da CCT.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre observa que, hoje, ao fazer mais de 6h por dia, os trabalhadores teriam direito a um intervalo de uma hora, o que não será concedido dentro do que é proposto neste ACT. “Os trabalhadores ficarão com esse intervalo de trinta minutos que foi proposto pela Azul, além de não ter nenhum limite na quantidade das horas extras”, afirma a direção sindical.

Share.

Leave A Reply

4 + 5 =