CAMPANHA SALARIAL 2022/2023: Aeroviários aprovam pauta de reivindicações em assembleia

0

Com muito boa participação da categoria, com mais de 350 votantes, foi aprovada a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2022/2023. A aprovação aconteceu em assembleia nesta quinta (22), das 7h às 17h, no Salgado Filho.

(Johnny Oliveira/Sindicato)

A pauta que foi confirmada pelos trabalhadores foi fruto de uma discussão entre categoria e o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. O fruto dessa discussão foi levado para um seminário em São Paulo, nos dias 13 e 14 de setembro, onde esta pauta foi unificada junto aos demais sindicatos de aeroviários do país filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC).

Participaram desse seminário e participam coletivamente desta negociação com as empresas o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, a FENTAC, o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), o Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco, o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Todos esses sindicatos deverão realizar assembleias semelhantes a realizada em Porto Alegre até o próximo dia 27. Isso porque no dia 30 de setembro será encaminhada a pauta de reivindicações de forma oficial para o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Neste mesmo dia 30, um ato de lançamento da Campanha Salarial será realizado em São Paulo.

A direção do Sindicato pontua que o sucesso da Campanha Salarial 2022/2023 depende da participação dos trabalhadores, assim como aconteceu nesta assembleia. “Somente com a força da categoria teremos avanço nos salários, avanço nos direitos e poderemos garantir mais uma vez o que conquistamos no passado”, finaliza a direção.

A entidade lembra que esta assembleia é permanente, portanto, quando qualquer proposta for colocada pelas empresas, o Sindicato poderá convocar uma nova assembleia para avaliação da categoria.

Abaixo, um resumo das pautas que foram aprovadas pela categoria na assembleia:

  • Reajuste de 13% nos salários e demais cláusulas econômicas;
  • Reajuste de 20% nos pisos salariais;
  • Garantir preferência para folga no regime de 5×1, com ressalvas para outra condição mais favorável ao trabalhador.
  • Garantia da folga agrupada mensal;
  • Na demissão ou sempre que solicitado, seja fornecido além do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT);
  • Estender a garantia de creche para além da aeroviária, também para o aeroviário que possui guarda integral ou compartilhada do seu filho ou filha;
  • Na cláusula que garante o emprego nas vésperas da aposentadoria, reduzir de quinze para cinco anos de empresa o tempo necessário para esta garantia;
  • Na cláusula de uniformes, incluir um abono para custeio de cosméticos das aeroviárias R$ 420 por trimestre;
  • Estender o abono por falta para levar o filho ao médico para até os 18 anos (que hoje é de 6 anos);
  • Na concessão de passagens, garantir que todas as empresas concedam uma passagem com assento confirmado nas férias do funcionário, com validade de 24 meses (hoje é de 12 meses), e que os filhos não tenham idade limite para utilizar o benefício (hoje a idade limite é 24 anos);
  • Adicional de exposição ao risco

Mais fotos da assembleia podem ser conferidas a seguir:

Share.

Leave A Reply

4 + 7 =