Sindicato prepara nova diretoria em Seminário de Planejamento

0

Nas últimas quinta (2) e sexta (3), o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre realizou em sua sede o Seminário de Planejamento, evento que ocorre sempre que um novo mandato se inicia na entidade.

Para os novos diretores, este evento serviu para que todos pudessem tomar conhecimento sobre a estrutura sindical como um todo. Durante os dois dias, os eleitos, principalmente os mais novos vindos do aeroporto, puderam conhecer melhor a sede e a realidade do Sindicato e conhecer a estrutura vertical na qual a entidade está inserida a nível nacional e internacional. Além disso, esta foi uma oportunidade para que toda a nova diretoria, com a exceção de algumas ausências por motivos de saúde, pudesse trocar ideias sobre o futuro da entidade.

(Johnny Oliveira/Sindicato)

Coordenado pelo contador da entidade Valtuir Silveira, um dos principais focos deste encontro foi debater a questão financeira do Sindicato. A discussão de planos para a entidade e a busca de novas soluções para a readequação financeira que se faz necessária foram produtivas e devem se estender durante todo este mandato.

Houve presenças importantes no evento, para além dos novos eleitos. Ricardo Franzoi, do Departamento Intersidical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) foi um deles. Franzoi falou sobre a importância do DIEESE nas Campanhas Salariais, além de como o conhecimento sobre a situação econômica do país pode ser de grande utilidade para os diretores, entre outros temas.

Representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT) nacional, o atual Secretário-Adjunto de Relações Internacionais e ex-presidente da CUT-RS Quintino Severo ilustrou para os recém chegados ao movimento sindical como é a estrutura da central, estadual e nacional, e como são feitas as conexões entre essas esferas. O diretor também compartilhou experiências internacionais, afirmando que os trabalhadores brasileiros não estão sozinhos em suas lutas.

Alfredo Gonçalves, Coordenador Geral do Forúm Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST) E Diretor de Saúde da CUT-RS, focou sua fala em casos de desrespeito das empresas e das instituições a saúde do trabalhador, como o descumprimento de legislações e a falta de assistência social. Sobre a covid-19 e o impacto dessa doença nos trabalhadores do estado, Alfredo provocou os presentes sobre a falta de assistência do governo aos que ficaram com sequelas da doença.

Também esteve presente no evento o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA) e diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) Adriano Souza Filippetto, e em nome da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) falaram os diretores Celso Klafke e Marcos Fortes, respectivamente o presidente e o diretor de finanças da nova diretoria Sindicato.

Com otimismo e a sensação desse primeiro passo cumprido, a diretoria carrega um saldo positivo desse primeiro compromisso como gestora da entidade. “Estamos felizes com a participação quase que integral da nova diretoria, e lamentamos pelos que não puderam comparecer por motivos de saúde”, afirmam os novos diretores.

Share.

Leave A Reply

4 + 2 =