As empresas aéreas vem reduzindo custos através da precarização das condições de trabalho de aeroviários e aeronautas. Toda precarização do trabalho na aviação põe em risco a segurança de voo e operacional. A terceirização também.
Um acidente aéreo é sempre uma sucessão de erros e é sempre uma tragédia. Acidentes de trabalho que levam a óbito trabalhadores da aviação também são uma enorme perda para a comunidade aeroportuária, e são frequentes.
A fadiga gerada pela sobrecarga de trabalho na aviação, física e psicológica, põe em risco a saúde de trabalhadores de todas as áreas, do pessoal de checkin, raioX, carregamento de bagagens, despacho, pista à equipe da tripulação. E, portanto, põe em risco também os passageiros.
Por isso, é importante que todos saibam sobre as condições de trabalho na aviação. Saibam que há muito assédio moral e sobrecarga de trabalho. E muitas empresas são contratadas como terceirizadas e fecham suas portas sem pagar as verbas rescisórias trabalhistas.
O movimento mais recente de precarização do trabalho, com reflexos diretos na segurança de voo, foi um pedido feito pelas empresas aéreas à Anac para que não seja exigido o mecânico de pista que faz o check list final da aeronave antes da decolagem.
O mecânico de pista é essencial para revisar se a aeronave está ok, sem nenhuma falha, evitando acidentes aéreos. Ele é o responsável por fazer o check-in dos aviões.

Em 8 de novembro, a direção do Sindicato reuniu-se com representantes da Anac. Na ocasião, o gerente de Aeronavegabilidade da Agência afirmou que as empresas solicitaram uma revisão dessa função, mas que a Anac manteve a exigência desses profissionais.


Senhores passageiros, saibam que:
- Os trabalhadores que atendem os passageiros no Raio X, na área de Embarque, são aeroviários funcionários de empresas que prestam serviço terceirizado à Infraero. Eles são chamados Agentes de Proteção da Aviação Civil (APACs).
- Faltam funcionários nos setores de Rampa e na tripulação das companhias aéreas. Os aeroviários da Rampa, pilotos, co-pilotos e comissários de voo trabalham exaustivamente, e a fadiga física e emocional desses trabalhadores têm reflexos na saúde dos mesmos e na segurança de voo.