A campanha salarial unificada de aeroviários e aeronautas 2016 será lançada, daqui uma semana, no dia 21 de setembro, no Aeroporto de Guarulhos (SP), com ato a partir das 6 horas. O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre participa do lançamento da campanha, ao lado das demais entidades filiadas à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT).
No dia 15 de setembro, as empresas aéreas receberão a pauta de reivindicação dos trabalhadores, que será entregue junto ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). A pauta foi aprovada pelos trabalhadores em todas as bases dos sindicatos filiados à Fentac/CUT. Em Porto Alegre, os aeroviários participaram da assembleia do Sindicato no dia 8 e aprovaram, além da pauta, a contribuição assistencial (de 1% + 1% de um salário), a ser descontada somente após a conclusão das negociações com as companhias aéreas.
Este ano, as negociações irão envolver tanto os itens econômicos quanto os sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Para os índices econômicos, os aeroviários reivindicam 14% de reajuste salarial, 14% de aumento sobre os pisos e 20% de aumento na cesta básica e ticket refeição, entre outros. Também serão reivindicados novos itens sociais, como o pagamento de medicações e procedimentos médicos em caso de acidente de trabalho e um item para coibir atitudes homofóbicas nas empresas do setor.
Também no dia 21 será lançada a marca e slogan da campanha, além de informativos produzidos pela Federação. O Sindicato ressalta a importância dos aeroviários participarem da campanha o máximo possível, “apoiando as ações da entidade, informando-se, atuando junto, para demonstrarmos nossa força e unidade diante das empresas e conquistarmos o acordo que desejamos”. (Imagens: Divulgação/Sindicato)